Cultura

Vá ao cinema por 2,5 Euros

A segunda edição da “Festa do Cinema” realiza-se de 16 a 18 de maio, disponibilizando mais de 90 mil lugares a 2,5 euros (exceto sessões em 3D), em 500 salas que aderiram à iniciativa, em todo o país.

A festa realizou-se pela primeira vez em maio de 2015, organizada pelos exibidores e distribuidores portugueses, estendeu-se a cerca de 500 salas de cinema de todo o país, também com bilhetes a custarem 2,5 euros, e contou com cerca de 200.000 espectadores.

Na altura, a organização afirmava que esta iniciativa pretendia “celebrar o ato cultural e social de ir ao cinema”, numa altura em que a exibição em sala enfrenta forte concorrência com outros modelos de exibição, nomeadamente através da Internet.

A Festa do Cinema é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e dos distribuidores de conteúdos audiovisuais.

De acordo com dados estatísticos do ICA, em 2015, as salas de cinema registaram 14,5 milhões de espectadores e 74,9 milhões de euros de receita bruta de bilheteira, o que representou um aumento de cerca de vinte por cento em relação a 2014.

A programação está disponível em www.festadocienma.pt.