Atualidade

Parada de estrelas na red carpet dos “Prémios Sophia”

A Academia Portuguesa de Cinema entregou ontem, dia 13 de Maio, os “Prémos Sophia 2016” em noite de Gala no Centro Cultural de Belém.

Na red carpet desfilaram alguns dos mais sonantes nomes das artes cinematográficas nacionais, com particular destaque para os atores portugueses que dão cartas além fronteiras como é o caso de Daniela Ruah, Joaquim de Almeida e Diogo Morgado que não quiseram deixar de estar presentes no evento.

Numa cerimónia que prestou homenagem ao amor e ao cinema, apresentada, por Ana Bola, o grande vencedor foi a comédia “Capitão Falcão” foi o filme que conquistou mais prémios, seis no total: Melhor Ator Secundário, Melhor Argumento, Melhor Guarda Roupa, Melhor Direcção Artística, Melhor Maquilhagem e Cabelos e Melhor Banda Sonora.

“Amor Impossível” de António-Pedro Vasconcelos, que contava com dezassete nomeações venceu quatro prémios, Melhor Filme, Melhor Atriz (Vitória Guerra), Melhor Ator (José Mata) e Melhor Som. No ano passado, o cineasta tinha conquistado nove prémios, incluindo o de Melhor Filme, por “Os Gatos não têm vertigens”.

“Se eu Fosse Ladrão, Roubava”, o último filme de Paulo Rocha, recebeu os prémios de Melhor Atriz Secundária (Carla Chambel) e Melhor Fotografia. “Yvone Kane” conquistou o prémio de Melhor Realizador (Margarida Cardoso) e “Montanha” o de Melhor Montagem.

Carmen Dolores e Fernando Costa receberam o Prémio Sophia Carreira. O filme vencedor do Sophia de Melhor Filme pode ser visto durante a Festa do Cinema 2016, entre os dias 15, 16 e 17 de maio, em mais de 500 salas de cinema.

Lembre-se que os Prémios Sophia distinguem os profissionais do cinema nacional pelos seus próprios pares. O mesmos foram lançados em 2012, um ano depois da criação da Academia Portuguesa de Cinema.