Cultura

Feiras Francas regressam ao centro histórico do Porto

Organizadas em pleno centro histórico, no Palácio das Artes –  Fábrica de Talentos, as Feiras Francas juntam-se pela 1ª vez, este ano, à programação da Fundação da Juventude para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos que se assinala hoje na cidade do Porto.

As Feiras Francas constituem uma mostra de talento criativo onde é possível encontrar uma ampla oferta de produtos e peças originais nas áreas do design, moda, arte, joalharia, música e gastronomia.

Abertas ao público entre as 10h00 e as 20h00, procura-se que o evento leve à interação entre criadores e a comunidade residente do centro histórico, o turismo e os agentes culturais.

Segundo Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, «além de reavivar a história e recuperar tradições, revitalizando o centro histórico do Porto, este é um espaço que, numa lógica económica e comercial, procura oferecer aos criadores e expositores a oportunidade de criarem uma importante rede de contactos e darem a conhecer novos produtos junto de investidores e agentes culturais. Para quem visita as Feiras Francas, esta é também a oportunidade de adquirir produtos originais e contactar diretamente com os criadores».

Promovidas pela Fundação da Juventude, as Feiras Francas inspiram-se numa centenária tradição da cidade do Porto que é agora recuperada com vista a promover a cultura, as artes e ofícios de jovens talentos.

Com data marcada para 4 e 5 de junho, 16 e 17 de julho, 29 e 30 de outubro e 10 e 11 dezembro, as próximas Feiras Francas encontram-se abertas à participação de novos criadores. Mais informações disponíveis em www.fjuventude.pt ou através do email [email protected].