Atualidade

Teresa Guilherme alerta para “a fome nas escolas”

No âmbito do projeto “Heróis da Fruta – Lanche escolar saudável”, nascido em 2011, a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) apresentou a “Missão 1 Quilo de Ajuda”, na Escola EB1/JI Eduardo Luna de Carvalho, na Tapada das Mercês (em Sintra), com a presença de alguns dos embaixadores da iniciativa como Ricardo Diniz, Sónia Lopes e Teresa Guilherme.

A apresentadora não quis faltar à primeira entrega do cabaz de fruta solidário que ajuda não só no “apoio à inclusão social dos alunos como serve de reforço nutricional a muitas crianças”. “Esta iniciativa é também um lembrete de que muitas crianças passam fome nas escolas”, reforçou Teresa Guilherme, lembrando que “há pais que não têm possibilidades de enviar um lanche para os filhos, da mesma forma que há muitas crianças que só comem o que lhes dão na escola”.

Apreciadora de fruta, “mais do que de doces”, a apresentadora teve oportunidade de falar com alguns alunos da primeira classe onde foi, inclusive, “adotada” por um menino. “Já me chama de tia”, confidenciou, enternecida com a criança que a abraçava enquanto falava com os jornalistas.

Entusiasmados por terem perante eles “uma pessoa famosa”, as crianças rapidamente começaram a fazer perguntas sobre “A Quinta” e enviar recados para os concorrentes: “Houve uma menina que me pediu para dizer ao Tiago que a irmã dela, de quatro anos, queria muito namorar com ele. Está aqui um caso sério!”.

Em tom de brincadeira, Teresa respondeu, de sorriso aberto, às questões (curiosas) da criançada, mostrando estar à vontade com os mais pequenos. “É sempre muito divertido”, concluiu.

No lançamento da iniciativa que irá beneficiar 10 turmas (cerca de 200 alunos) um pouco por todo o país – as quais irão receber até ao final do ano letivo 2015/2016, todas as semanas, cabazes de fruta solidários – esteve ainda presente Mário Silva, fundador da APCOI.

Fotos: Alexandra Martins do Vale