Televisão

“Monstros” no canal História

“Monstros” é a nova aposta do canl História e tem estreia marcada para o próximo sábado, dia 6, pelas 16h15.

Com o passar dos anos, a realidade e fantasia acabam por misturar-se, deixando incertezas do que é apenas uma lenda ou acontecimento verídico. A série “Monstros” vem separar ficção de factos, muitas vezes confusos, sobre os mitos mais assustadores e algumas personagens de lendas intemporais na História. De criaturas monstruosas a deuses irados, esta série narra histórias incríveis que revelam verdades surpreendentes.

Canibais assassinos

Existem verdadeiros monstros por detrás das nossas maiores lendas. Este episódio leva-nos a descobrir a verdade por detrás dos canibais e assassinos mais míticos da História. Será que os bosques da Carolina do Norte ainda são assombrados por uma banshee, misteriosa fada que mata apenas com o seu grito, nascida durante a Guerra da Independência? Qual a relação entre a lenda do impiedoso aristocrata Barba Azul com famoso assassino em série da Exposição Mundial de Chicago? Conheça ainda um clã medieval de canibais sedentos de sangue na Escócia do século XVI e a ligação entre zombies reais e o veneno do peixe-balão. (Sábado, dia 6, 16h15)

Demónios e inferno
Os portões do Inferno estão abertos para revelar as verdades surpreendentes e os secretos mais obscuros sobre Satanás e outros demónios do Submundo das Trevas. No século XVII, nasceu uma besta demoníaca nas profundezas das florestas de Nova Jérsia, e reza a lenda que ainda continua a espalhar o terror em Pine Barrens. Conheça a história do físico nuclear que tentou capturar o poder do maléfico Jinn, do demónio feminino de duas caras chamado Hel que se apodera dos mortos no Norte e ainda um demónio natalício que leva as criancinhas malcomportadas para o Inferno. (Sábado, dia 6, 16h55)

Gigantes e bestas
As histórias sobre gigantes e bestas invadem o nosso passado e fascinam-nos no presente. Desde Golias da Bíblia aos Ciclopes da mitologia grega, os nossos adversários colossais inspiram contos de terror intemporais. Provas sugerem que muitas destas criaturas foram simplesmente inventadas. Mas e se o labirinto de um ser meio homem, meio touro, conhecido por Minotauro, for descoberto? E se fósseis provarem que as lendas dos Ciclopes são verdadeiras? E se o monstro Grendel, da famosa história de Beowulf, tiver realmente atacado um salão de banquetes na Dinamarca? Novas provas sugerem que muitos dos gigantes e bestas são reais, mas de uma forma que nunca imaginámos. (Sábado, dia 13, 16h15)

Deuses e monstros
A mitologia grega e nórdica são a maior fonte de históricas épicas de deuses e monstros dominadores. Será que algum destes heróis e vilões foi real? O deus trovão Thor é uma figura central no folclore escandinavo, poderá ter sido também num guerreiro real? Teria o seu martelo Mjolnir relâmpagos? Novas provas sugerem a descoberta do local de nascimento do lendário deus Zeus, no cimo de uma montanha na Grécia. Por que razão Medusa tem cabelo feito de cobras e qual foi a atrocidade que a marcou e que ainda afeta as mulheres de hoje em dia? Conseguirá o verdadeiro mito de Prometeu resolver um ancestral mistério medieval? (Sábado, dia 13, 16h55)