Atualidade

Papa fala sobre “desterrados” e “excluídos” da sociedade

O chefe supremo da igreja católica regressou ontem ao Santuário de Fátima por volta das 21h00, onde discursou em português perante milhares de peregrinos depois de ter acendido uma vela na Capelinha das Aparições.

No discurso da benção das velas, o Papa Francisco recordou os “desterrados” e “excluídos” da sociedade contemporânea.

“Sobre cada um dos deserdados e infelizes a quem roubaram o presente, dos excluídos e abandonados a quem negam o futuro, dos órfãos e injustiçados a quem não se permite ter um passado, desça a bênção de Deus encarnado em Jesus Cristo”, disse o sumo pontífice.

Francisco defendeu uma “revolução” focada na misericórdia e no perdão durante a celebração da benção das velas, realizada na Capelinha das Aparições.

O líder da igreja católica pediu aos católicos que vissem Virgem Maria como uma referência para a vida espiritual, e não como uma “santinha a quem se recorre para obter favores”.

Foi por volta das 22h30 que o Papa acabou por se retirar para se deslocar até à Casa de Nossa Senhora do Carmo, junto ao Santuário, onde passou a noite. Seguiu-se a procissão das velas com o recolhimento que as imagens documentam:

Fotos: Pedro Trindade