Cultura

O amor e a guerra bem próximos em fotos históricas e inspiradoras

Ao longo dos anos foram diversas as guerras que separaram casais apaixonados, nuns casos para sempre e noutros apenas por alguns períodos. Essa é, de resto, uma temática que já inspirou diversos filmes um pouco por todo o Mundo e que, consequentemente, fez suspirar diversos corações.

As histórias reais de amores travados pela guerra são muitas, sendo que algumas delas nem sequer chegaram a ser conhecidas. Em diversos casos só existem registos fotográficos de despedidas e reencontros de casais, cujo amor não conseguiu escapar à guerra.

O site de entretenimento “Bored Panda” fez o levantamento de alguns desses registos fotográficos, evocando vários conflitos do século passado na tentativa de inspirar o homem contemporâneo, mostrando-lhe que a vida é demasiado curta e que, por isso, não se pode dar ao luxo de deixar de lado um dos maiores prazeres da vida: o amor.

A provar isso mesmo está a famosa fotografia, a primeira da galeria que a Move Notícias lhe mostra de seguida, de um beijo em plena Times Square entre um marinheiro e uma enfermeira, que é revelador de como o amor pode ser vivido de forma espontânea. Basta ter em conta que o homem e a mulher nem sequer se conheciam.

George Mendonsa, descendente de portugueses, e Greta Zimmer Friedman, soube-se mais tarde, tinham acabado de ser informados da rendição do Japão, que pôs fim à II Guerra Mundial e resolveram celebrar isso com um beijo. Depois, cada um seguiu a sua vida, mas o momento ficou para a história.