Televisão

Especial Óscares no TVCine

No caminho para os Óscares os Canais TVCine estendem a passadeira vermelha aos vencedores do ano passado, a partir de 28 de fevereiro, domingo, à 1h, até ao início da cerimónia na madrugada de segunda-feira.

O Especial Óscares começa com “Citizenfour” (2014), de Laura Poitras, um documento histórico que relata os factos reais que revelaram Edward Snowden ao mundo e o escândalo da vigilância ilegal que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos fez junto de cidadãos, anónimos e figuras de estado, nacionais e internacionais. O filme recebeu o Óscar para Melhor Documentário.

Às 2h55 chega “Whiplash – Nos Limites” (2014), de Damien Chazelle, que nos leva ao universo do jazz, um mundo que tem tanto de batidas suaves e ritmadas como de personalidades violentas e competitivas. É esta dualidade oposta mas complementar que vemos num filme que alcançou três Óscares, para Melhor Ator Secundário (J. K. Simmons), Melhor Montagem e Melhor Mistura de Som, umas das grandes surpresas da cerimónia.

“Selma: A Marcha da Liberdade” (2014), de Ava DuVernay, é exibido às 4h40. O filme simboliza uma das mais importantes vitórias contra a segregação racial e pela defesa dos direitos da comunidade negra dos Estados Unidos. O filme conta a história dos três meses que antecederam a marcha de Selma, uma pequena cidade do sul do país, uma demonstração de poder negro que em 1965 levou a que o então Presidente Lyndon B. Johnson fizesse aprovar a Lei dos Direitos ao Voto. Martin Luther King Jr., Malcolm X ou Mahalia Jackson são algumas das figuras históricas da comunidade negra retratadas em Selma: A Marcha da Liberdade. Com um elenco de luxo onde se incluem David Oyelowo, Tom Wilkinson, Tim Roth e Oprah Winfrey, o filme conquistou a crítica e foi ainda nomeado a dois óscares, para Melhor Filme e para Melhor Canção Original (que ganhou,com Glory, por John Legend).

"Selma"
“Selma”

“O Meu Nome é Alice” (2014), de Richard Glatzer, às 6h45, é um dos filmes mais emocionantes de 2014, com a enorme virtude de não cair na lágrima fácil ao mesmo tempo que nos envolve num drama real e cada vez mais presente nas famílias. Alice Howland (Julianne Moore) é uma brilhante professora universitária na área da Linguística que um dia, sem que nada o pudesse prever, não consegue recordar-se de uma palavra básica no seu trabalho: léxico. Este é o primeiro sinal da Doença de Alzheimer. O que segue é a degradação de um ser humano e o seu impacto na família, camada por camada, até não sobrar quase nada de quem foi Alice. Julianne Moore venceu o Óscar para Melhor Atriz, mas também o Globo de Ouro, o BAFTA, o prémio dos Críticos e do Sindicato dos Atores, entre dezenas de distinções, o que diz muito da mestria com que desempenhao papel de uma mulher com a Doença de Alzheimer.

"O meu nome é Alice"
“O meu nome é Alice”

Às 8h25 chegam as aventuras mais divertidas de 2014 com “Big Hero 6 – Os Novos Heróis” (2014), de Don Hall. Este foi o grande filme com assinatura Disney de 2014, numa primeira colaboração com a Marvel que valeu, merecidamente, o Óscar para Melhor Filme de Animação. Conheça Baymax, um robot insuflável, Hiro Hamada, um pequeno génio da robótica, Tadashi, o irmão de Hiro e criador de Baymax, e ainda GoGo Tamago, Wasabi No Ginger, Honey Lemon e Fredzilla. São eles os heróis na futurista São Fransokyo que têm como missão salvar o mundo de uma perigosa ameaça. Renda-se ao adorável Baymax, um robot criado para curar doenças mas que agora tem uma missão bem maior.

“Grand Budapest Hotel” (2014), de Wes Anderson, às 10h10, foi um dos grandes vencedores dos Óscares 2014, um dos dois filmes com mais Óscares, para Melhor Banda Sonora Original, Melhor Design de Produção, Melhor Caracterização e Melhor Guarda-Roupa. Mas o filme de Wes Anderson também tem no bolso o Globo de Ouro para Melhor Filme de Comédia ou Musical ou ainda os BAFTA para Melhor Argumento Original e Melhor Música Original. E se estes não fossem motivos suficientes, o filme está ainda recheado de estrelas como Ralph Fiennes, Adrien Brody, Wille Dafoe, Harvey Keitel, Jude Law, Bill Murray, Edward Norton, Tilda Swinton e Léa Seydoux. A ação de “Grand Budapest Hotel” leva-nos até à república imaginária de Zubrowka, algures perdida no meio da Europa, no período entre as duas grandes guerras mundiais. É em Zubrowka que fica situado o hotel que dá nome ao filme, comandado pelo excêntrico porteiro Monsieur Gustave H (Ralph Fiennes), ajudado pelo paquete Zero Moustafa (F. Murray Abraham). Gustave H, entre outras particularidades, tem uma relação muito especial com senhoras acima dos 70 anos, nomeadamente com Madame Céline Villeneuve, também conhecida por Madame D Desgoffe und Taxis (Tilda Swinton). É com ela que Monsieur Gustave passa a noite da véspera da sua morte. Para surpresa de todos, Madame Céline deixa-lhe em herança um valioso quadro, ‘Rapaz com a Maçã’. Mais tarde Monsieur Gustave é acusado do homicídio da senhora e vê-se obrigado a tentar provar a sua inocência.

"Grand Budapest Hotel"
“Grand Budapest Hotel”

“A Teoria de Tudo” (2014), de James Marsh, é a história de um homem que podia ter cedido às adversidades e ter desistido da vida que ninguém o censuraria. Mas este homem, Stephen Hawking, fez exatamente o contrário. Recusou render-se à falência do corpo, riu-se da morte e deu-lhe a volta, e prosseguiu os seus estudos académicos, mudando a face da Ciência. “A Teoria de Tudo” valeu a Eddie Redmayne o Óscar para Melhor Ator, para além do Globo de Ouro e do BAFTA, no papel daquele que é um dos maiores cientistas de todos os tempos, que quis explicar a história da origem do mundo e da evolução do Tempo. O filme é exibido às 11h55.

“Interstellar” (2014), de Christopher Nolan é um dos filmes mais grandiosos dos últimos tempos, uma verdadeira ópera galáctica, um épico sobre o futuro da Humanidade, em que os seres humanos lutam pela sobrevivência num planeta que dá sinais de fraqueza. Num futuro não muito distante, o planeta viu-se obrigado a regressar à agricultura como forma de subsistência da espécie. Mas esta forma de vida está também ameaçada devido às alterações climáticas da Terra. É preciso encontrar uma nova solução na galáxia, que passa pela procura de novos locais para o estabelecimento da raça humana. Esta é a missão de Joe Cooper (Matthew McConaughey), um antigo piloto da NASA reformado, viúvo, que deixa na Terra os dois filhos (Jessica Chastain é Murphy, a filha em adulta), e que tem por companhia na nave Endurance a bióloga Amelia Brand (Anne Hathaway). “Interstellar” foi nomeado aos Óscares de Melhores Efeitos Visuais (que ganhou), Melhor Banda Sonora, Melhor Edição de Som, Melhor Mistura de Som e Melhor Design de Produção. “Interstellar”, para ver às 16h45.

"Interstellar"
“Interstellar”

“O Jogo da Imitação” (2014), de Morten Tyldum, é a história de um homem brilhante que dedicou a sua vida à decifração de códigos encriptados durante a II Grande Guerra Mundial e aplicou os seus conhecimentos de Matemática ao serviço das Forças Aliadas. Mas é também a história real de um homem que viu a sua vida interrompida devido à sua homossexualidade, comportamento considerado um crime na altura. “O Jogo da Imitação” foi o filme independente com maior sucesso comercial em 2014, mas foi também aclamado pela crítica, vencedor do Óscar para Melhor Argumento Adaptado, com destaque sobretudo a interpretação magistral de Benedict Cumberbatch, naturalmente nomeado a todos os principais prémios. O filme é exibido às 19h35.

Às 21h30, eis o filme vencedor do Óscar para Melhor Filme: “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)” (2014), de Alejandro González Iñárritu, também ele vencedor do Óscar para Melhor Realizador. O filme, comparado pela crítica a trabalhos de nomes míticos como Jean-Luc Godard ou Alfred Hitchcock, segue a vida de Riggan Thomson (Michael Keaton), um antigo ator de sucesso de Hollywood que quer encenar uma peça na Broadway. Ao mesmo tempo é confrontado com vozes e imagens que só ele sente. A encenação da peça vem trazer ao de cima questões problemáticas na vida de Riggan, como o ego desmesurado ou a relação tempestuosa com a filha, uma toxicodependente em recuperação.

"Birdman"
“Birdman”

Já próximo do início da cerimónia, pelas 23h30, chega o filme de guerra com maior sucesso comercial da História do Cinema, o filme mais visto da carreira de Clint Eastwood, um dos maiores blockbusters nos Estados Unidos em 2014 e o trabalho que garantiu a Bradley Cooper a terceira nomeação ao Óscar. “Sniper Americano” (2014), realizado por Clint Eastwood, foi também muito bem recebido pela crítica, com múltiplas nomeações aos prémios da Academia (Óscar para Melhor Edição de Som), aos BAFTA e aos prémios do sindicato de atores. A história é inspirada na vida de Chris Kyle, um típico texano que se alistou no Exército dos Estados Unidos e que se tornou no mais mortífero atirador furtivo, com mais de 250 mortes creditadas, 160 reconhecidas pelo Departamento de Defesa norte-americano.

"Sniper Americano"
“Sniper Americano”