Televisão

Série documental “Capitalismo” estreia no Odisseia

O Odisseia estreia em exclusivo esta quarta-feira, dia 20, às 22h30, a série documental “Capitalismo”, uma produção aclamada pela crítica que explica como ficou o mundo depois da crise financeira e o futuro da nossa sociedade, com a colaboração de especialistas contemporâneos como Yanis Varoufakis, Thomas Pikkety ou Carol Heim.

Em 2011, Portugal conheceu uma grave crise financeira, ficando a um passo da bancarrota. Em 2016 a economia continua a marcar o rumo das nossas vidas e a determinar o nosso destino. Mas é um instrumento ao serviço da sociedade, ou será que nos tornámos escravos dela? É imprevisível, ou obedece às decisões do poder? Será o resultado das alterações políticas e tecnológicas? É o único sistema viável? Há saída para a crise? É o fim do sistema capitalista, ou apenas a sua evolução? Existe democracia sem capitalismo?

Construída em torno de pensadores chave, desde Adam Smith a Marx, Hayek, Keynes e Karl Polanyi, a série “Capitalismo” dá resposta a estas e outras questões, ao longo de seis episódios de sessenta minutos, exibidos todas as quartas-feiras, de dia 20 janeiro até 24 de fevereiro.

Capitalismo (27)

“Adam Smith, Origem do Mercado Livre?”, “A Riqueza das Nações”, o Novo Evangelho?”, “Ricardo e Malthus, Disseram Liberdade?”, “ E se Marx Tinha Razão?”, “Keynes vs. Hayek, uma Luta Forjada?” e “Karl Polanyi, o Fator Humano”, são os episódios que compõem aquilo que o jornal Le Monde chamou de “uma cativante epopeia que nos ajuda a entender a crise atual e as desigualdades… uma série que, sem dúvida, se transforma numa contribuição à reflexão económica e social”.

Realizada por Ilan Ziv, a série “Capitalismo” foi gravada em 22 países ao longo de quatro anos de investigação, contando com a participação de 27 prestigiados especialistas mundiais que refletem sobre a crise económica atual e o que reserva o futuro.