Cultura

Peça sobre africanas mutiladas em guerra estreia em Lisboa

“Ruínas”, a peça da autora norte-americana Lynn Nottage, inspirada em histórias reais de refugiadas congolesas violadas durante a guerra, estreia hoje no Teatro São Luiz, em Lisboa.

A peça é um musical que “dá rosto a pessoas que estão em situação de guerra, aqui, neste caso, mulheres”, como contou o encenador António Pires à agência “Lusa”.

“Ruínas”, estreado nos Estados Unidos em 2007 e também inspirado em “Mãe coragem”, de Bertolt Brecht, valeu à escritora e dramaturga Lynn Nottige o prémio Pullitzer em 2009.

Em palco estarão mais de uma dezena de pessoas, entre os quais os cantores Mistah Isaac, Timóteo Tiny (NBC), Adriano Diouf, Elizabeth Pinard e Selma Uamusse, e os atores Zia Soares, Daniel Martinho e Matamba Joaquim. A peça tem música adicional de Filipe Raposo e letras de Kalaf.

“Ruínas” estará em cena no São Luiz até ao dia 16, seguindo depois para uma versão mais intimista no Teatro do Bairro, também em Lisboa, ainda este mês.

Em complemento à peça, nas ruas do Bairro Alto e do Chiado, estarão expostas, a partir de quinta-feira, as fotografias das seis mulheres que inspiraram a peça de Lynn Nottage, captadas por Tony Gerber.