Atualidade

Carla Andrino: mulher dos sete ofícios

Dedicada à peça “Noivo por Acaso”, a estrear no Villaret no próximo dia 11, onde dá vida a três personagens distintas, Carla Andrino afiança que “este é um enorme desafio”. “No teatro a personagem cresce todos os dias porque eu também cresço. A visão que tenho vai mudando”, explica.

À margem deste projeto, a atriz não descura todos os outros papéis. Avó de dois rapazes de sete e três meses (Henrique e Manuel), Carla está a viver em pleno esta nova fase da sua vida: “O nascimento dos meninos potencia o enorme sentimento de gratidão que tenho para com os meus filhos, agora, porque me deram estes presentinhos e antes pelas pessoas em que se tornaram: emocionalmente estruturados”.

Orgulhosa dos seus rebentos, a atriz garante que, embora existam agora duas crianças na família, não é por isso que a época natalícia será encarada de forma diferente. “Embora possa parecer cliché, o Natal para mim é efetivamente todos os dias. A noite de Natal será mais uma para estarmos todos juntos”, cenário que acontece com regularidade. Assim, embora a consoada seja passada em casa, no dia 25 de dezembro, a atriz estará em palco. “Eu vivo a vida como se acabasse agora, e se morresse, morria feliz”, garante.

IMG_8895

Em “namoro constante”
Com 49 anos anos, 30 dos quais casada com o maestro Mário Rui (os quais serão celebrados em janeiro do próximo ano), Carla Andrino não esconde que o segredo do seu casamento reside, exatamente, no estado de “namoro constante”. “Só assim faz sentido”, assegura, salientando que “se assim não for, podemos passar a ser só amigos”.

Orgulhosa do marido, “enquanto ser humano”, a atriz afiança que “ele será sempre o amor da minha vida”: “Se acontecesse terminarmos, ele seria sempre o amor da minha vida porque foi o homem que me respeitou – e continua a respeitar – que me deu dois filhos lindos e com quem, com altos e baixos, estou casada há trinta anos sempre a fazer sentido”.

Com um brilho no olhar, não esconde a felicidade que sente e confessa que, no papel de avó, junto com o marido, não se inibindo de os “estragar”: “Eu avisei que o faria, não foi à traição. Quem eu tinha de educar já eduquei, agora vivo a parte doce da coisa: mimar, brincar e estragar muito”.

Assim, o casal aproveita todos os momentos com os petizes para quem já foram idealizadas algumas músicas. “O avô toca muito piano para eles e fez uma música para o Henrique, outra para o Manuel e uma valsa para a avó”, finaliza orgulhosa.

IMG_8908

Um outro projeto: um livro
A par da profissão de atriz, Carla Andrino exerce psicologia, tendo entregado recentemente o Doutoramento Inter-Universitário nessa mesma área.

Embora atriz a tempo inteiro e em cena no teatro Villaret, Carla continua a dar as suas consultas, em Sintra. E é nesse âmbito, da Psicologia, que está na calha a edição de um livro.

Embora esteja praticamente pronto, Carla Andrino garante que “ainda não chegou a altura de o mandar para as livrarias”. Ponderada, explica que neste momento procura “descansar, dedicar-se à peça e aos netos” e “um dia” voltará a pegar nesse projeto.

Fotos: Alexandra Martins do Vale