Atualidade

Mau tempo: 15 distritos sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje 15 distritos sob alerta amarelo. Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra estão sob aviso devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros até às 6h00 de amanhã. Também há o alerta de causa do vento forte para estes distritos (entre as 6h00 e as 21h00 de hoje), com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora e devido à queda de neve acima dos 800 metros (entre as 2h00 de hoje e as 3h00 de quarta-feira).

Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco também estão sob aviso amarelo devido à queda de neve acima dos 800 metros entre as 2h00 de hoje e as 00h00 de quarta-feira.

Sob aviso amarelo estão ainda os distritos de Leiria, Lisboa, Beja, Setúbal e Faro devido à agitação marítima (entre as 2h00 de hoje e as 18h00 de quarta-feira) e vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora (entre as 6h00 e as 21h00 de hoje).

O IPMA prevê para esta terça-feira no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, que serão de neve acima de 800 metros nas regiões norte e centro, sendo fracos e pouco frequentes na região sul, e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo nas regiões norte e centro, em especial até ao meio da tarde.

Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 11 e 13 graus Celsius, no Porto entre 8 e 11, em Viana do Castelo entre 7 e 11, em Braga entre 6 e 11, em Vila Real e Viseu entre 3 e 6, em Bragança entre 2 e 6, na Guarda entre 2 e 3, em Castelo Branco entre 6 e 9, em Coimbra entre 7 e 10, em Leiria entre 8 e 12, em Santarém entre 9 e 13, em Portalegre entre 5 e 7, em Évora entre 8 e 11, em Beja entre 8 e 12 e em Faro entre 11 e 16.

Mau tempo afeta o país
O mau tempo que se tem feito sentir em todo o país tem causado estragos. No dia de ontem o Centro Distrital de Operações de Socorro de Braga registou 48 ocorrências, na sua maioria relacionadas com inundações urbanas. Já em Vila Real foram registadas 12 ocorrências relacionadas com o mau tempo, que provocou derrocadas, afetou uma habitação e provocou um desalojado, cortou a Estrada Nacional 2 (EN2), causou pequenas inundações e derrubou um muro.

Além disso, a chuva intensa obrigou ao corte de três estradas no distrito de Vila Real, nomeadamente nas zonas de Aveção do Cabo e de Parada de Cunhos (Vila Real) e Vilarinho de Cotas (Alijó). O trânsito esteve também cortado na Estrada Nacional (EN) 304, que liga a Campeã (Vila Real) a Mondim de Basto, na zona de Aveção do Cabo, sendo a alternativa a via que atravessa esta mesma localidade. A Estrada Municipal (EM) 585 foi interrompida nos dois sentidos devido ao deslizamento de terras para a via e a Estrada Nacional (EN) 14, centro do concelho da Trofa, esteve interdita ao trânsito ao longo de mais de um quilómetro.

Foto: Manuel Martins