Atualidade

Doze distritos sob aviso laranja

A semana começa com chuva forte e persistente em todo o território nacional, dando algumas tréguas na terça-feira, dia em que baixam as temperaturas máximas e mínimas, de acordo com a meteorologista Madalena Rodrigues.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Lisboa são os distritos que estão sob aviso laranja, devido à previsão de chuva forte e de agitação marítima, com ondas que podem chegar aos dez metros de altura.

A especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adiantou à agência “Lusa” que a semana que hoje começa será de chuva em todo o território nacional, com a segunda-feira a ficar marcada por “muita nebulosidade e chuva por vezes forte e persistente nas regiões de norte e centro, podendo atingir o alto Alentejo”.

Para hoje, está previsto ainda queda de neve no norte e no centro, a partir final da tarde, acima dos 1.200/1.400 metros, sendo que depois a cota vai descendo para 800/1.000 metros.

De acordo com os dados fornecidos pela meteorologista, durante o dia de hoje as temperaturas mínimas vão subir, embora para terça-feira já seja esperada uma “descida acentuada, quer da mínima, quer da máxima”, que pode diminuir quatro graus Celsius.

Para terça-feira, o tempo irá “melhorar um pouco” no continente, registando-se apenas aguaceiros no norte e centro do país, de acordo com a meteorologista, além de queda de neve acima dos 800 metros de altitude, sendo que, a partir de quarta-feira, a precipitação voltará, a partir do final da tarde.

Em relação às temperaturas, hoje vão variar entre oito graus Celsius de mínima em Bragança, que chegará aos 12 de máxima e os 19 de máxima em Faro e Sagres.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 15 e os 18, em Beja, Santarém, Leiria e Coimbra vão variar entre os 14 de mínima e os 17 de máxima. No Porto as máximas vão chegar aos 16, enquanto na Guarda vão variar entre os 09 e os 12 graus Celsius.