Cultura

Dez dos melhores pianistas nacionais e estrangeiros juntos em concerto

Dez dos melhores pianistas nacionais e internacionais vão estar juntos em palco num concerto no próximo dia 21, no centro cultural de Viana do Castelo. O concerto integra-se num encontro de três dias que a Associação de Pianistas e Professores de Portugal (EPTA) vai promover naquela cidade.

O espetáculo vai reunir António Vitorino d’Almeida, Pedro Burmester, Luís Pipa, Luísa Tender, Paulo Oliveira, João Lima, António Rosado, Robert Andres e irlandesa Honor O’Hea e ainda o violoncelista Paulo Gaio Lima.

O programa do concerto, com início marcado para as 22h00, com custo de cinco euros, vai abrir com a Quinta Sinfonia de Beethoven, versão para piano a quatro mãos, por Pedro Burmester e Luís Pipa. Integra ainda a prestação de António Vitorino d’Almeida que vai tocar uma obra da sua autoria.

Além disso, vão realizar-se palestras, uma proferida por António Vitorino d’Almeida, e três workshops – um deles conduzido pela secretária-geral da ETPA internacional, a pianista e pedagoga Nadia Lassersson, que participará ainda no concerto de encerramento do encontro, no domingo, no auditório da Academia de Música de Viana do Castelo, às 17h00.

Outro dos pontos altos relaciona-se com os recitais com jovens pianistas, entre eles o de Rafaela Ribeiro de Oliveira, de 9 anos, do Porto, que ocorrerá, no sábado, às 14h45 na Academia de Música.