Televisão

António Pedro Cerdeira: O galã que vira gay

Com uma carreira de mais de duas décadas, António Pedro Cerdeira é um dos mais respeitados atores nacionais, visto por alguns como um sex symbol devido aos papéis de galã que muitas vezes interpreta.

Namoradeiro, nunca escondeu os seus amores fora do ecrã e não teme ser condenado por isso.

Assim, depois de tantos anos a vestir a pele de homens capazes de quebrar corações, Cerdeira abraça agora aquele que é “o maior desafio” da sua carreira: “Dar vida a um homossexual”. “Sentia falta de fazer um papel que me obrigasse a estar muito fora, a fazer algum trabalho de exterior”, confessou.

Depois de uma breve passagem por “Coração D’ Ouro”, da SIC, como Abel, um professor e advogado, o ator prepara-se agora para desempenhar o papel de Paulo de Jesus Pires na nova aposta da TVI, “A Impostora”.

“Ele é um homem muito excêntrico”, avançou António Pedro revelando que “embora homossexual, o Paulo tem um lado de macho com algum mau feitio”, de tal forma que “é capaz de se envolver em cenas de pancadaria para defender a irmã, Adelaide”, uma prostituta desempenhada por Sofia Aparício.

Visivelmente agradado com o projeto que para si “está muito bem escrito”, Cerdeira garantiu não querer “cair no boneco, na caricatura”. Assim, para se preparar para este desafio, o ator tem “estudado alguns amigos” e “visto muitas séries”: “Os homossexuais têm muita graça na minha opinião, e um sarcasmo que os carateriza, e é isso que tenho tentado interiorizar”.

O ator com os colegas de elenco
O ator com os colegas de elenco

Ausência trouxe “muita saudade”
Depois de mais de dez anos ligado à estação de Queluz de Baixo, o ator decidiu “arriscar” e optou por rescindir o contrato que tinha com a TVI, no início do ano passado.

“Quando acabei o contrato foi também para me testar e tentar trabalhar com outras pessoas, experimentar outros mercados”, relembrou, salientando que se sentiu “um privilegiado” na medida em que nunca lhe faltou trabalho, tendo inclusivamente passado pelos canais da concorrência: “Tive a oportunidade de vestir personagens muito diferentes quer na RTP – em ‘Bem-Vindos a Beirais’ – quer na SIC”.

Este foi um afastamento – de quase dois anos – que lhe “soube muito bem” na medida em que “fiz por não cair na rotina”: “Conheci novas pessoas e fiz um refresh”. De volta “a casa”, António Pedro Cerdeira confessa que as “saudades foram muitas”: “Foi bom rever pessoas que não via há muito tempo e é uma honra estar neste projeto que tem um elenco de luxo”.

Rumo a Moçambique
Integrado no núcleo que reside em Maputo, o ator ruma àquele destino já na próxima semana. Uma cidade desconhecida para António Pedro que irá aproveitar os 11 dias em Moçambique, também, para passear. “O volume de trabalho não vai ser muito e por isso já combinei com a Sofia Aparício para irmos conhecer a cidade e não só”, afiançou entusiasmado.

Fotos: Alexandra Martins do Vale