Lifestyle

Sugestões: Fim de semana à borla

As temperaturas estão a descer, mas isso não o impede de sair à rua para se divertir. Veja as atividades que pode fazer sem pagar nada.

Porto Book Stock Fair
O Pavilhão Rosa Mota é o palco de mais uma edição do Porto Book Stock Fair, que conta com cerca de 30 mil títulos de 150 editoras e descontos que no caso dos livros mais antigos podem ir até aos 80%. Aberto até 6 de dezembro, todos os dias das 10h00 às 20h00. A entrada é gratuita.

World Press Photo no Fórum da Maia
Está patente, até ao dia 13 de dezembro, n o Fórum da Maia a maior exposição de fotojornalismo. Internacionalmente reconhecida, a exposição World Press Photo é o resultado de um concurso de fotojornalismo, realizado anualmente, no qual as fotografias avaliadas representam a atualidade a nível mundial. Na exposição de 2015 participaram mais de cinco mil e quinhentos fotógrafos, de 131 países, levando perto de 98 mil fotografias a concurso. Organizada em várias categorias – Arte e Entretimento, Assuntos Contemporâneos, Vida Quotidiana, Notícias Gerais, Natureza, Pessoas e Notícias, Retratos, Notícias Locais e Desporto -, a mostra retrata os acontecimentos mais marcantes que tiveram lugar no ano de 2014. A fotografia escolhida para o cartaz desta edição é da autoria do italiano Massimo Sestini e ganhou o segundo prémio singles/notícias gerais. Esta fotografia foi tirada a 20 milhas ao largo da costa da Líbia e mostra-nos um barco de refugiados resgatado pela Marinha italiana. Este resgate fez parte da Operação de salvamento Mare Nostrum. A exposição pode ser visitada diariamente entre as 9h00 e as 22h00.

A Luz do Amor em Alcobaça
“A Luz do Amor” é a maior projeção de vídeo mapping numa única fachada em Portugal. O convite é para assistir, até 21 de novembro às 20h00, 21h00, 22h00 e 23h15, a um grandioso espetáculo de luz, som e imagem. Os 200 metros da fachada do Mosteiro de Alcobaça serão uma tela dinâmica e vibrante que ilustra a evolução do Mosteiro de Alcobaça e da região até ao presente. Integrado na XVII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, “A Luz do Amor” celebra os 25 anos da classificação do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça como Património Mundial da UNESCO.

Passeio ilustrado pela infância em Lisboa
Este fim de semana, no espaço Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, acontece a 5ª edição dos encontros “O Que um Livro Pode”, que este ano se dedicam exclusivamente à edição para a infância, com o título “um passeio ilustrado pela infância”. A exposição “Rodapé” com obras de Catarina Sobral, Madalena Matoso, Madalena Moniz, Bernardo Carvalho, Yara Kono, António Jorge Gonçalves, Marta Monteiro, Daniel Silvestre da Silva, Ana Biscaia, João Fazenda, André Letria, Richard Câmara, Susa Monteiro, Afonso Cruz e Gonçalo Viana. (curadoria Pedro Vieira Moura), feira do livro e partilha de livros com o público são momentos altos do encontro.

Sement Event no Buçaco
O “Sement Event” regressa à Fundação Mata do Buçaco até ao dia 30 de novembro, a decorrer simultaneamente no Auditório do Grande Hotel de Luso e na Mata Nacional do Buçaco, no âmbito do Projeto BRIGHT (Bussaco’s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats). “A Nossa Floresta: Riqueza por explorar” é o tema da 5ª edição do evento, que se associa às comemorações do Dia da Floresta Autóctone. À semelhança de anos anteriores, o programa de atividades será bastante diversificado contando com ações de voluntariado, seminários, formações e exposições, com a presença de um reputado painel de oradores e especialistas ligados ao tema da conservação da Natureza. Uma vez mais, o principal objetivo do evento é procurar identificar a sociedade civil com os valores do Projeto e fomentar uma maior aproximação entre os cidadãos e a mata. Estão também previstas visitas orientadas por técnicos da FMB, através do espaço envolvente da mata.

Juntos Pel’Arte em Matosinhos
A Biblioteca Municipal Florbela Espanca acolhe diversas sessões que têm a arte como protagonista até dia 3 de dezembro. Exposição, ateliers, espetáculos, conferências e workshops integram a iniciativa de entrada livre. Pode consultar o programa no site da Câmara Municipal de Matosinhos.

Tempo de Natal em Almada
Este sábado, dia 21 de novembro, a partir das 17h00, começa o Tempo de Natal em Almada, que inclui inúmeras iniciativas, a acontecer um pouco por todo o concelho até janeiro de 2016. Este fim de tarde é ainda marcado pelo momento do acender das iluminações natalícias, em simultâneo, em 34 pontos do concelho, mas há também música, dança, animação de rua e um conto nesta receção ao Natal em Almada. Conheça o programa completo no site da Câmara Municipal de Almada.

Entrar no Espírito do Natal no Dolce Vita Tejo
O Natal já chegou ao Dolce Vita Tejo. Com o mote “Natal Dolce Vita Tejo. Entre no espírito”, há uma pista de gelo (a pagar) e uma decoração de Natal em que elementos do universo dos brinquedos prometem encantar as crianças. Os mais pequenos também podem divertir-se a explorar o labirinto da Floresta Encantada e seguir as suas pistas para encontrar a saída secreta. O Labirinto da Floresta Encantada funciona aos sábados e domingos, das 11h00 às 13h00; das 14h00 às 17h00; e das 17h30 às 20h00, com acesso gratuito.

Diáspora – Festival Literário de Belmonte
Belmonte volta a receber o festival Literário “Diáspora” com várias atividades. No domingo às 13h30, Afonso Cruz estará presente no Ecomuseu do Zêzere para a inauguração da exposição “O Livro do Ano”, com ilustrações do livro homónimo que o escritor lançou em 2013. Sábado às 16h00, no Museu Judaico de Belmonte, assista a uma entrevista a Mário Cláudio, o escritor que este ano mereceu a homenagem do Escritaria, em Penafiel. Tito Couto vai conduzir as questões, centradas no percurso de vida do autor.