Lifestyle

Sugestões: Aproveite os dias primaveris no Alto Minho

Numa altura em que os dias estão mais longos, com mais luz e calor, nada como aproveitar ao máximo os momentos livres.

Se estiver a pensar fazer uma escapadinha de Primavera, para bem longe do rebuliço das cidades, temos a sugestão ideal. E que tal seguir viagem até Caminha, no Alto Minho, para se deliciar com as paisagens que se vêem do alto de Seixas e com o Monte de Santa Tecla (Galiza) mesmo em frente?

Isso é possível no Rinoterra Minho, uma antiga quinta portuguesa, a que se adicionou o requinte e o conforto, com uma agradável combinação de vistas para o rio e para a montanha, juntando a elegância à descontração do campo.

A 2 km do centro de Caminha e com sete quartos (dois deles são suites), o hotel nasceu da recuperação de uma antiga casa portuguesa, e é hoje um refúgio de charme onde todos os pormenores contam.

A funcionar desde o Verão de 2014, tornou-se um lugar onde se esquece a agitação do dia-a-dia e se ‘mergulha’ no mundo rural, com um serviço personalizado e de excelência. ‘Beyond the stars…’ (‘Para além das estrelas…’), é o lema do Rinoterra Minho.

O espaço tem ainda o Jardim das Águas, composto por um solário aberto, sauna, jacuzzi e um espaço onde é possível desfrutar de massagens e tratamentos de beleza e saúde, proporcionando o fortalecimento do organismo e bem-estar. Pedras e aromas complementam-se para garantir momentos únicos de puro relaxamento.

Para além da piscina exterior e do verdejante e sedutor jardim, há ainda espaços de relax com espreguiçadeiras, mesas rústicas e até grelhadores, permitindo usufruir ao máximo dos dias e noites mais quentes. E o jardim transforma-se em ‘sala’ de convívio, em bar, em palco de churrascos ou sunset parties.

Com a beleza do Alto Minho em redor – e do concelho de Caminha em particular –, o empreendimento proporciona diversas atividades, como passeios de bicicleta, passeios pela montanha, pesca, passeios junto ao rio, excursões pela região, degustações e muito mais.

Depois, é tempo de apreciar sem pressa o paladar dos produtos e pratos locais e degustar bons vinhos portugueses, na atmosfera relaxante e acolhedora do Salão. De facto, aqui o conceito de ‘restaurante’ foge à norma: as portas estão abertas a todos mas apenas mediante marcação antecipada, e não existe carta do restaurante.

Uma recheada e criteriosa garrafeira junta-se aos vários licores caseiros, feitos ali mesmo, com plantas e ervas cultivadas em terreno próprio, e ao vasto rol de chás. O regresso ao que é genuíno e a procura da união com a Natureza levam também à confecção de compotas, biscoitos, deliciosos bolos e até bombons, que recheiam a mesa do pequeno-almoço ou reconfortam os hóspedes no quarto.

No Salão – que é também Sala de Jantar ou Restaurante, como se queira -, é também servido o Chá das 5, faz-se tertúlias, jantares temáticos, noites de fado e festas várias, para os hóspedes e para todos os que o desejarem.

Fotos: Facebook e Divulgação