Lifestyle

As borlas de fim de semana

Entre esta sexta-feira e domingo há muitas atividades em que pode participar, sem ter de pagar por isso. Veja as sugestões da Move Notícias:

Dia Verde celebrado em Lisboa
Os Jardins do Museu da Eletricidade acolhem no domingo, dia 20, mais um Dia Verde. Das 14h00 às 20h00 há atividades gratuitas para toda a família integradas na Semana Europeia da Mobilidade. Corrida, caminhada e workshops promovem o bem-estar, o equilíbrio, e mercado de trocas são algumas iniciativas previstas a que se juntam passeios pelo rio Tejo, aulas de zumba, hora do conto para os mais novos, mercado criativo e mercado bio, entre outras.

Bairro das Artes em Lisboa
O Bairro das Artes propõe exposições, visitas guiadas e apresentação de livros em 30 espaços da capital, entre museus, galerias de arte, centros culturais e livrarias, sempre com entrada livre. O Bairro das Artes – A Rentrée Cultural da Sétima Colina de Lisboa marca a rentrée cultural desta zona da cidade, entre as 19h00 e as 23h00, com uma festa que se prolonga até às 2h00.

Lisboa Scooter Day
A 3.ª edição do Lisboa Scooter Day acontece este sábado, dia 19, no Campo Pequeno, em Lisboa. A edição deste ano conta com test drives e batismos de scooters, um grande passeio em cortejo pelas principais ruas da cidade e diversos workshops sobre condução defensiva, manutenção e logística urbana. Além disso, apresenta uma vasta exposição de scooters de diferentes marcas e modelos, das mais modernas às clássicas, a eletric zone, espaço integralmente dedicado a scooters e a projetos elétricos, uma zona de fotos em scooter e ainda um espaço para os mais pequenos, onde, num pequeno circuito, as crianças poderão conduzir scooters suportadas integralmente a energia solar.

Piquenique Continente no Parque da Cidade do Porto
Entre as 10h00 e as 22h00 de sábado, dia 19 , o Parque da Cidade do Porto vai ser o palco da Festa do Continente. Esta longa jornada de animação gratuita inclui concertos do Avô Cantigas, dos D.A.M.A e de Tony Carreira. Do programa de animação, dedicado a toda a família, destacam-se vários workshops (dança, magia, circo, ciência, e música), sessões de showcooking, exibições de filmes, e diversos concertos (em dois palcos).

Extreme Enduro na Ribeira do Porto
É na Ribeira do Porto que se vai realizar a abertura da etapa portuguesa pontuável para o Campeonato do Mundo de Extreme Enduro, uma das mais duras e desafiantes disciplinas do motociclismo mundial. O Porto Extreme XL está de regresso a 19 de setembro para colocar à prova a rapidez e a habilidade dos melhores especialistas mundiais desta categoria ao longo de um percurso repleto de obstáculos naturais e artificiais. O Prólogo do Porto Extreme XL terá percursos diferentes para participantes amadores e profissionais, embora ambos com início e final junto à Praça da Ribeira. Novidade é o facto do Parque Fechado ter sido deslocado este ano para a placa central da Avenida dos Aliados, permitindo assim ao público um contacto mais próximo com os concorrentes antes do início da competição. A prova começa às 10h30 no Cais da Ribeira; entre as 14h00 e as 16h00 entram em ação os pilotos mais cotados. Os concorrentes enfrentam ainda uma especial noturna, a partir das 21h00, na freguesia da Sobreira, concelho de Paredes. Já no domingo, 21 de setembro, a partir das 11h00, cumpre-se a etapa principal do Porto Extreme XL, num circuito com cerca de 38 km que percorrerá alguns dos mais espetaculares trilhos florestais dos concelhos de Paredes e Penafiel.

Voos de balão na Feira do Livro do Porto
Na última semana da Feira do Livro do Porto, o público pode sobrevoar o recinto num balão de ar quente. O evento, que decorre nos Jardins do Palácio de Cristal até domingo, dia 20 de setembro, apresenta em paralelo uma vasta oferta cultural, dirigido a todas as idades. Entre as 20h00 e as 23h00 de sexta-feira e sábado, os visitantes vão poder experimentar programa um voo cativos num balão de ar quente. A inscrição será feita no local, por ordem de chegada, e a organização estima a realização de 10 passeios por noite.

Noite Branca em Oliveira de Azeméis
No ábado, doa 19, Oliveira de Azeméis acolhe a quarta edição da Noite branca. Um evento que reúne nas ruas da sede do concelho milhares de pessoas. Música, dança, teatro, artesanato, estátuas vivas e outras animações e artes populares enchem as ruas do centro de Oliveira de Azeméis e animam os visitantes, com estabelecimentos comerciais abertos até às 5h00.

Aniversário da Sardinha em Lata com exibição de curtas
A Sardinha em Lata – produtora de cinema de animação – completa 8 anos de vida este mês. Para festejar projecta seis curtas-metragens no Auditório Agostinho da Silva, na Universidade Lusófona (situada no Campo Grande, em Lisboa). A sessão, de entrada livre, acontece a partir das 19h00 de sexta, dia 18.

Desportos de combate na Baixa do Porto
No sábado, o programa “Baixa em Boa Forma” regressa à Praça de D. João I, desta vez com um dia dedicado aos desportos de combate. Entre as 10h30 e as 16h30, o local acolhe diversas exibições: Judo; Artes Marciais Filipinas; Taekwondo ; Kendo; Karaté; Jodo e Iaido; Ju jutsu; e Kosho Ryu Kenpo convivem com várias atividades gratuitas para crianças: uma parede de escalada, uma piscina com barcos para crianças e um circuito de pedal karts. Tudo gratuito.

Festival FDUL EXPERIENCE
A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa acolhe os novos alunos com um cartaz culturalmente rico que invade a Escola com música, teatro e artes plásticas. Para além de criar um relevante palco cultural em vários espaços de uma escola de Direito, o EXPERIENCE visa ainda a angariação de fundos para a atribuição de bolsas de estudo através da aquisição de crachás e participação em eventos específicos como é o caso da Corrida Solidária de Direito. Aceda a mais informação no site da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Porto Urban Cicle Chic
Com as previsões de bom tempo para o fim de semana, pode planear um passeio de bicicleta. Mas no Porto Urban Cicle Chic, os participantes têm de vestir com estilo. O percurso inclui uma voltinha aos Jardins do Palácio de Cristal, Torre dos Clérigos, Livraria Lello, Rua Miguel Bombarda e Museu Nacional Soares dos Reis. A partida é às 15h00 do Mercado Bom Sucesso e, ao longo do percurso, haverá câmaras fotográficas a registar os melhores modelos (no fim há prémios para os mais estilosos). A participação é gratuita, mas é necessária a inscrição.