Cultura

Galerias romanas de Lisboa reabrem ao público

As galerias romanas da Rua da Prata, em Lisboa, vão reabrir ao público, entre esta sexta-feira, dia 25, e domingo, com uma nova modalidade de inscrições prévias para diminuir as filas e a contestação dos visitantes.

“Tem havido muita contestação pelas enormes filas que normalmente se geram à volta deste monumento”, pelo que se está a experimentar “um novo sistema e ver se resulta”, afirmou o arqueólogo coordenador do Centro de Arqueologia de Lisboa, António Marques, à agência “Lusa”.

O sucesso desta nova modalidade “vai depender muito da recetividade destas pessoas que vão agora, pela primeira vez, experimentar esta marcação. Se correr bem, voltamos a repetir, se não correr bem, temos de pensar em soluções alternativas”.

As inscrições prévias para visitar as galerias entre as 10h00 e as 18h00, criadas no âmbito das Jornadas Europeias do Património, esgotaram em apenas um dia.

Soube-se pela primeira vez da existência das galerias romanas no subsolo da baixa lisboeta em 1771, quando se estava a reconstruir a cidade após o terramoto de 1755. Mas as galerias só começaram a abrir ao público, com regularidade, a partir dos anos 1980, altura em que a Câmara Municipal conseguiu criar condições de acessibilidade ao monumento.

Atualmente, costuma abrir duas vezes por ano. As visitas são realizadas sob a orientação de técnicos do Museu de Lisboa e do Centro de Arqueologia de Lisboa e visam sensibilizar para a importância da salvaguarda do património.