Televisão

Globos de Ouro: dos melhores momentos aos vencedores

O Coliseu dos Recreios voltou a encher-se para receber a XXIII Gala dos Globos de Ouro, que premeia os melhores de Portugal nas categorias de cinema, música, teatro, desporto e moda.

A festa começou com João Baião a descer do topo do Coliseu de Lisboa diretamente para o palco onde cantou e dançou ao lado de Mariana Pacheco, Luciana Abreu, Sara Matos, João Paulo Rodrigues e ainda Tiago Teotónio Pereira, um musical de Filipe La Féria, que homenageou Lisboa.

César Mourão foi o anfitrião da noite, ocupando o lugar que foi durante muitos anos de Bárbara Guimarães, que estave na primeira fila assistir ao espetáculo ao lado do namorado.

O humorista fez as honras da casa e protagonizou um dos momentos altos da noite, ao pedir a José Fidalgo um beijo. O ator ainda se afastou, mostrou-se reticente, mas acabou por entrar na brincadeira e surpreendeu o público e o próprio César com um empolgante beijo na boca.

Um dos momentos que também mereceu uma ovação foi a homenagem feita a algumas personalidades que morreram em 2017, entre as quais a atriz Maria Cabral, o futebolista Francisco Palmeiro, o treinador Félix Mourinho, o ator João Ricardo e Zé Pedro dos Xutos e Pontapés. No final, foram também lembradas as vítimas dos incêndios de 2017.

Os artistas HMB, Agir, D.A.M.A, Tiago Bettencourt e The Gift foram os responsáveis pelos momentos musicais da noite.

Foram entregues 17 prémios nas cinco categorias, a contar com o prémio de Revelação e o de Mérito e Excelência.

A primeira categoria a sair foi de cinema e Rita Blanco foi reconhecida como a Melhor Atriz, com o filme ‘Fátima’.

Já na parte masculina foi Nuno Lopes eleito o Melhor Ator de Cinema, no filme ‘São Jorge’, que acabou por ganhar o Melhor Filme. O ator manifestou a alegria de receber o prémio que acaba por ser um reconhecimento do seu trabalho e acredita que “qualquer prémio que acabe por publicitar o cinema português, pode diminuir o espaço que existe entre o cinema e o público”.

No Teatro Rita Cabaço com a peça “A Estupidez” recebeu a distinção de Melhor Atriz, enquanto Miguel Loureiro, em “Esquecer” foi eleito o Melhor Ator. A Melhor Peça/Espetáculo foi entregue a “Sopro” de Tiago Rodrigues. Isabel Abreu que integra o elenco reconhece que o teatro é um trabalho de equipa e homenageia todas as “pessoas que na sombra” são fundamentais para a sua existência.

A revelação do ano desta edição dos globos de Ouro foi entregue a Bárbara Bandeira.

Já na Categoria Moda, Maria Miguel e Fernando Cabral foram os eleitos. Para Melhor Estilista, Alexandra Moura saiu em destaque.

No que toca ao Desporto, Inês Henriques, do atletismo foi a escolhida. Cristiano Ronaldo voltou a ser reeleito o Melhor Atleta Masculino. Como Melhor Treinador ficou Leonardo Jardim.

Na Música, Raquel Tavares ganhou o Melhor Intérprete Individual, HMB foram eleitos o Melhor Grupo e Salvador Sobral com a música “Amar pelos Dois” recebeu de Melhor Música.

José Cid foi homenageado com o Prémio Mérito e Excelência. Veja as fotos:

Fotos: César Lomba