Televisão

TVI com vila fictícia na nova novela

“Santa Bárbara” é a vila onde se centra toda a trama da nova novela da TVI. Porém, é uma vila fictícia. “Pode ser onde nós quisermos e como quisermos. É localizada algures no Douro e vamos gravar em vários locais. Criar uma vila de ficção é algo inédito”, contou Hugo de Sousa, coordenador do projeto.

Parte da produção vai ser gravada numa cidade cenográfica: “É a base das nossas minas, embora andemos a gravar por várias minas desativadas pelo país inteiro. Mas a parte dos escritórios, os balneários, o elevador… é tudo uma cidade cenográfica, o que implicou um grande investimento financeiro”. Porém, Hugo de Sousa garante que esta não é a novela “mais cara” da TVI.

Outro motivo que torna esta novela, produzida pela Plural, num projeto ambicioso é o facto de se passar em tempos diferentes. “Há uma passagem de seis anos na história, o que faz mudar o elenco, o guarda-roupa…”, acrescentou.

Hugo de Sousa, o coordenador do projeto
Hugo de Sousa, o coordenador do projeto

As gravações já decorreram no Porto e no Douro, mas há uma equipa de produção e de atores que vai continuar a viajar com frequência ao Norte. “No final de setembro gravamos mais uma temporada, em novembro outra… No total é uma equipa de 40 pessoas que se vão deslocar cá para cima”, revelou. As gravações em mais de uma zona do país requerem “mais organização, mas é muito mais divertido”.

Também a nova novela da SIC, “Coração D’Ouro” vai ser gravada a Norte, algo que Hugo de Sousa diz ser uma coincidência: “São daquelas coincidências que acontecem, a região Norte do país é que fica a ganhar. Esta não é a primeira vez que a TVI faz uma novela no Norte. Acho que é uma concorrência saudável para todos”.

“Santa Bárbara” estreia em setembro e vai substituir “Jardins Proibidos”.

Fotos: CAT