Televisão

Helena Costa vai ser uma mulher de armas em “Santa Bárbara”

A atriz vai entrar em cena na segunda temporada da novela da TVI. Helena Costa vai ser Sónia Santos, um cabo da GNR, que vai ajudar o comandante Rui Lagos a resolver os mistérios de Santa Bárbara.

“Para mim é começar um projeto novo, mesmo que só vá entrar na segunda temporada. Claro que vou ter que pesquisar muito para trás para saber do que estou a falar, porque vou ajudar a resolver casos antigos. No entanto, não sinto que esteja entrar a meio”, revelou a artista, durante o magusto de S. Martinho, que reuniu o elenco da novela.

Para se preparar para a personagem, recorreu mesmo à formação com a GNR. “Falei com muitas mulheres polícias para saber alguns pormenores, se posso usar acessórios, por exemplo. Aprendi a manejar armas de fogo. Já tinha disparado armas, mas por lazer, assim é diferente”, adiantou. No set da trama da TVI a atriz vai usar armas verdadeiras, mas só quando for necessário gravar pormenores: “Nessas situações, teremos sempre o apoio de um militar da GNR”. Todos os pormenores para dar vida aos militares da Guarda Nacional Republicana são pensados e há ainda uma atenção especial “com as fardas”, para imprimir maior realismo possível.

A par da novela, a atriz continuará com a peça “Plaza Suite”, em cena no teatro da Trindade, em Lisboa, até o final do mês de dezembro e depois vai estar em digressão pelo país até março. “É um desafio conciliar as duas coisas. Estava a viver o teatro intensamente, antes de começar a gravar a novela, e estava a preencher-me”, acrescentou.

Os espetadores vão poder começar a ver Helena Costa em ação a partir de janeiro, altura em que estreia a segunda temporada de “Santa Bárbara”.

IMG_7899 Helena Costa

Fotos: Alexandra Martins do Vale