Televisão

Filomena Cautela regressa à ficção nacional

Iniciou-se na representação há mais de uma década, contudo, nos últimos seis anos, Filomena Cautela dedicou-se, em particular, à apresentação nomeadamente no programa “5 para a Meia-Noite”, da RTP.

Depois de inúmeras personagens quer no teatro, quer no cinema e na televisão, e outros tantos convites para regressar ao pequeno ecrã, encontrou em “Santa Bárbara”, a nova aposta da TVI, um projeto pelo qual “fazia sentido voltar”: “Fui seduzida pela personagem, pelo elenco, por tudo… Esta novela teve os ingredientes certos para se tornar irresistível e juntando tudo isto era completamente impensável recusar este convite”, confessou a atriz à Move Notícias, durante a apresentação da novela no Museu dos Coches.

Na trama assinada por Artur Ribeiro – autor de “Belmonte” – a jovem dará vida a Maria Ana, uma rapariga “muito divertida mas muito inconsequente e cuja vontade de vencer a qualquer custo a leva a ter atitudes muito contraditórias”. Uma personagem “muito rica” que deixará o público na dúvida se “é boa ou má”. Entusiasmada com o papel que irá viver no pequeno ecrã, Filomena garante que a sua Maria Ana “vai surpreender”.

IMG_3109

Amizade da vida real para a ficção
Em “Santa Bárbara”, Maria Ana é a melhor amiga da protagonista, Gabriela, personagem de Benedita Pereira.
Também na vida real as duas atrizes vivem uma relação de amizade. “Esse era um trabalho que já estava feito”, gracejou a actriz advertindo que na trama esta seja uma “amizade que vai sofrer algumas mudanças e passará por vários percalços”: “A minha personagem vive na dualidade de defender a amiga e querer estar com ela e ao mesmo tempo ambicionar tudo o que há de melhor para si”.

Presença no “5 para a Meia-Noite” é ainda uma incógnita
Dedicada às gravações da novela da estação de Queluz, produzida pela Plural, Filomena Cautela não adianta se irá, ou não, regressar ao talk show da RTP. “Hoje é uma noite para falar de Santa Bárbara”, defendeu.

Lembre-se que depois de Daniel Deusdado, diretor de programas da estação pública, ter garantido o regresso da apresentadora àquele formato, foi a própria Filomena que veio desmentir a sua presença no “5 para a Meia-Noite” através da sua página oficial de Facebook onde publicou uma fotografia com o logótipo do programa e um ponto de interrogação acompanhada da legenda: “Agradeço a gentileza, as palavras de entusiasmo e os pedidos, mas não confirmo nenhum regresso ao programa”.

O formato tem regresso marcado para o dia 19 de outubro, com elenco renovado do qual fará parte os já residentes Pedro Fernandes e Nilton, que transitam da edição anterior, e aos quais se irão juntar Fernando Alvim e Rui Unas.

IMG_3310

Fotos: Alexandra Martins do Vale