Cultura

Noite de emoções na Expofacic

O acordeonista João Gentil deu início ao programa musical da sétima noite da Expofacic. Sendo um filho da terra, desde os anos 90 que atua no certame de Cantanhede, mas esta foi a primeira vez que pisou o palco principal. Um direito que conquistou por mérito próprio. Com uma plateia onde se encontravam muitos admiradores locais que, com orgulho indisfarçado, não se cansavam de dizer “conheço-o desde pequenino”, o artista dedicou este concerto aos seus pais.

Mariza, a mais internacional das fadistas portuguesas, foi a artista que se seguiu e revelou que estava “ansiosa por vir cantar a Cantanhede”. Com “Mundo”, o novo álbum a sair no próximo mês de Outubro, este concerto foi uma viagem pelo reportório mais icónico da carreira de Mariza. “Chuva” deu o mote para uma noite cantada em coro com o público. Do alinhamento do concerto, entre outros, fizeram parte os temas “Beijo da Saudade”, que gravou em dueto com Tito Paris, “Barco Negro”, “Fado Maldição”, “Rosa Branca”, “É ou não é” ou “Tempo” uma letra oferecida pelo amigo Miguel Gameiro e que a fadista dedicou ao filho Martim.

Já no encore Mariza surpreendeu com uma interpretação do clássico “Can´t help falling in love with you” imortalizado por Elvis Presley, seguindo-se “Nem às paredes confesso”. A caminhar para os minutos finais ouviram-se os acordes de “Ó gente da minha terra”, interpretado no chão junto ao público, para surpresa e satisfação dos que estavam mais próximos da artista. Mariza fez questão de também ir cantar à zona do fosso do palco reservada para pessoas com deficiência e mobilidade condicionada e abraçar quem lá estava. Um gesto que comoveu a plateia e lhe valeu uma estrondosa salva de palmas. Para terminar, cantou novamente “Rosa Branca” e pediu um aplauso para os músicos que a acompanham em palco, os guitarristas José Manuel Neto e Pedro Joia, o baixista Yami Aloelela e o baterista Vicky Marques, para a equipa técnica e (surpreendendo mais uma vez quem estava a assistir ao concerto) para o acordeonista João Gentil que tinha atuado na primeira parte e de quem disse ter ficado admiradora.

O programa da noite terminou com Os Meninos da Vadiagem a tomarem conta da cabine montada no Palco Sagres.

Texto: Teresa Arsénio
Fotos: MCrespo

Tópicos: