Cultura

Cinema: Estreias 9 de julho

“Testemunho de Juventude”
Sinopse: Esta história começa na Primavera de 1914, com Vera Brittain – uma jovem feminista de cabeça arejada – determinada a ingressar na Universidade de Oxford, contra o desejo dos seus pais conservadores. Vera é encorajada pelo irmão e pelos amigos, especialmente pelo brilhante Roland Leighton, que com ela partilha o sonho de vir a ser escritor. Mas os desejos de Vera de ir para Oxford com Roland transformam-se em poeira com o declarar da guerra, que apela à participação de todos. Roland junta-se ao exército e Vera torna-se enfermeira.O que se segue é uma história de amor empolgada e urgente entre ambos que é interrompida pela guerra. À medida que Vera se vai aproximando cada vez mais da frente de combate e vai tratando de soldados alemães, vai percebendo a futilidade da guerra. Através do seu olhar, vê-se a juventude a esvair-se perante a perda dos que lhe são mais próximos e a fatalidade e o poder esmagador da história.E no entanto a história de Vera Brittain é uma história de sobrevivência, de como regressa da guerra determinada a encontrar um novo propósito e a manter-se fiel àqueles que perdeu através do exercício de memória.

Realização: James Kent
Atores: Anna Chancellor Colin Morgan Emily Bevan Georgina Bennett Laura Elsworthy
Género: Drama
Veja o trailer:

“A Caminho do Oeste”
Sinopse: Situada no Colorado do século XIX, esta é a história de Jay Cavendish, um jovem de 16 anos que viaja da Escócia para o Colorado em busca da mulher que ama. Jay rapidamente se confronta com os perigos da Fronteira, pelo que se associa a um misterioso viajante chamado Silas, que concorda em protegê-lo – por um certo preço. A senda de Jay será marcada por traições, perigos e violência, levando o ingénuo jovem a descobrir que o Oeste não tem qualquer piedade, menos ainda pelos inocentes.

Realização: John Maclean
Atores: Alex Macqueen Ben Mendelsohn Brooke Williams Michael Fassbender Rory McCann
Género: Ação/Aventura
Veja o trailer:

“Barely Lethal – Missão Adolescência”
Sinopse: Megan Walsh tem 16 anos apenas e é já uma assassina treinada, fazendo parte de um grupo de elite como agente especial. Cansada dessa vida e ávida pela “normalidade”, resolve encenar a sua própria morte para poder recomeçar de novo. Depois, com nova identidade, inscreve-se como aluna numa escola pública suburbana. Tudo parece correr dentro do previsto, até ao momento em que a sua antiga chefe começa a suspeitar do esquema…

Realização: Kyle Newman
Atores: Hailee Steinfeld Jaime King Jessica Alba Madeleine Stack Samuel L. Jackson Thomas Mann
Género: Ação/Aventura
Veja o trailer:

“Max: Atlantos”
Sinopse: Uma gananciosa empresa de minérios quer dedicar-se à extração de materiais preciosos do fundo do mar, apenas para seu próprio benefício, causando a fúria de Kain, um General do Conselho dos Tubarões.Com o temível poder da Pérola da Destruição em sua posse, Kain reúne um exército de tubarões para atacar a terra. Com os dois mundos, a Terra e o Mar, à beira da guerra, Max e os seus amigos têm de lutar para recuperar a paz e o equilíbrio entre todos. Para isso, terão de encontrar o único poder que pode travar a guerra – a lendária Pérola da Criação.

Realização: Lee Croudy
Vozes: Diana Chaves Erika Mota Romeu Vala Rui de Sá Rui Luís Brás
Género: Animação
Veja o trailer:

“O Astrágalo”
Sinopse: 1957, uma noite em Abril. Albertine, uma jovem de 19 anos brilhante e rebelde, salta o muro da prisão onde cumpria uma pena por roubo. Ao cair, parte um osso do pé: o astrágalo. É resgatada por Julien, fugitivo da justiça, e ambos se apaixonam perdidamente. Ele leva-a para Paris, onde a esconde em casa de um amigo. Enquanto ele continua a viver a sua vida de bandido na província, ela aprende a viver na capital. Albertine, sozinha e procurada pela polícia, vai vivendo de esconderijo em esconderijo, encontro em encontro, lutando contra a sua fragilidade pela sua liberdade, e tenta suportar a dolorosa ausência de Julien escrevendo poesia.

Realização: Brigitte Sy
Atores: Esther Garrel India Hair Jocelyne Desverchère Leïla Bekhti Reda Kateb
Género: Drama
Veja o trailer:

“O Primeiro Verão”
Sinopse: No Verão, Isabel conhece Miguel e todos os dias se aproximam um pouco mais. Gera-se um tempo próprio, feito à medida deles, sem pressa. Este primeiro Verão marca um início na vida destes jovens. Aulas de condução, longos passeios, novas decisões, encadeiam-se e não é certo que a estação seguinte perpetue a leveza desses dias quentes e livres. O tempo frio traz novas provações e é preciso saber cuidar dos amores de Verão.

Realização: Adriano Mendes
Atores: Adriano Mendes Anabela Caetano
Género: Drama
Veja o trailer:

“Regresso a casa”
Sinopse: Durante a Revolução Cultural da China no início de 1970, Lu Yanshi é enviado para um campo de trabalho forçado. Ele tenta fugir, mas por causa da sua filha, uma estudante de ballet mimada chamada Dandan, o plano fracassa. Com o fim da revolução, Lu retorna a casa, mas encontra a sua esposa, Feng Wanyu, sem memória. Sem conseguir reconhecê-lo, ela espera pacientemente pelo retorno de seu marido. Lu Yanshi vai ter que lutar para ressuscitar o seu passado e despertar a memória da sua esposa.

Realização: Yimou Zhang
Atores: Daoming Chen Li Gong Zhang Huiwen Zhang Jia-yi
Género: Drama
Veja o trailer:

“Táxi de Jafar Panahi”
Sinopse: Um táxi circula pelas ruas coloridas e vibrantes de Teerão. Vários passageiros entram no táxi e vão falando ingenuamente sobre as suas opiniões com o taxista, que é o próprio realizador Jafar Panahi. A câmara colocada no seu estúdio móvel permite capturar o espírito da sociedade Iraniana através desta viagem divertida e dramática. «Táxi» foi distinguido com o Urso de Ouro para Melhor Filme no Festival de Berlim.

Realização: Jafar Panahi
Género: Drama
Veja o trailer: