Cultura

João Barros estreia-se como maestro

João Barros há 20 anos que se dedica à música. Depois de se formar no conservatório de música em piano, o jovem realiza agora um sonho ao completar a licenciatura do Curso de Direção Coral e Formação Musical da Escola Superior de Música de Lisboa. Este fim de semana, aos 23 anos, vai dirigir pela primeira vez um coro e orquestra, composta por 43 músicos no concerto “Magnificat” de Bach e “Sept Chansons” de Poulenc.

“Não estou muito nervoso, estou mais preocupado, porque é um projeto que envolve muita logística e não é fácil de organizar”, disse à Move Notícias nas vésperas de apresentar ao público o projeto final de curso.

Os concertos terão lugar no sábado, dia 23, pelas 21h00, na igreja do Loreto, e no dia seguinte no grande auditório do ESML, pelas 17h00. “Espero que o público goste. Apesar de ser música erudita, acredito que é acessível ao público em geral”, defendeu o jovem Maestro.

Nestes últimos dias, finalizam-se os preparativos e ainda há um ensaio geral para afinar o espetáculo. “Este é um trabalho que demora vários meses, mas tive a ajuda dos professores, nomeadamente na selecção musical”, explicou.

Dirigir orquestras é o que João Barros quer fazer no futuro. “Ser maestro foi sempre uma coisa que quis fazer, porque houve profissionais que me inspiraram como o Paulo Lourenço ou o Vasco Azevedo. Ao vê-los, decidi que era isso que queria”, referiu, acrescentando que vai continuar a apostar na formação de direção, mas desta vez fora do país: “Entrei no conservatório de Amesterdão (Holanda) se houver bolsas é para lá que irei continuar a formação em setembro”.

Assim, este será um primeiro passo numa carreira que se adivinha promissora e que começou a ser trabalhada desde tenra idade, quando João Barros entrou para uma escola de música.

10409293_442926869200034_1896420062127892806_n (1)