Cultura

Festas de Lisboa celebram 500 anos da Torre de Belém

A celebração dos 500 anos da Torre de Belém é o mote da abertura e do encerramento das Festas de Lisboa deste ano.

O programa arranca com o espetáculo de abertura “Quinhentos”, no dia 30 de maio, às 22h00, junto à Torre de Belém e ao rio Tejo.
Este ano, a programação das festas da cidade vai lançar o desafio aos lisboetas para recriarem os tornos de Santo António, em parceria com o Museu de Santo António, disponibilizando pequenas estruturas que podem ser recriadas enquanto tronos.

Uma das novidades desta edição é o projeto Andar em Festa, que tradicionalmente era feito nos transportes públicos e que este ano vai passar para quatro escadarias da cidade: as escadarias do Panteão Nacional, do Miradouro da Rocha Conde de Óbidos, da Fonte Luminosa e do Jardim de São Pedro de Alcântara, com projetos artísticos diferentes, ligados à música e à arquitetura.

Presentes nas raízes dos lisboetas, as marchas populares realizam-se no dia 12 de junho na Avenida da Liberdade. Ainda no programa das Festas de Lisboa, celebram-se os tradicionais Casamentos de Santo António,no dia 12 de junho, na Sé de Lisboa.

O Teatro nas Compras continua a fazer parte da programação do evento, tendo como tema central o comércio tradicional, que vai dinamizar as lojas centenárias da baixa lisboeta, entre 18 e 27 de junho.

As Festas de Lisboa’15 encerram com o espetáculo “Voz e Guitarra”, na Torre de Belém, às 22h00, com entrada livre, nos dias 3 e 4 de julho, com a atuação de 26 artistas nacionais a interpretar um vasto reportório de música portuguesa dos últimos 30 anos, um conceito que reúne três gerações de artistas distintas.

David Fonseca, Dead Combo, Filipe Cunha Monteiro, Gisela João, Jorge Palma, Kalu, Luísa Sobral, Luís Represas, Mafalda Veiga, Márcia, Mário Delgado, Norberto Lobo, Olavo Bilac, Tim e António Jorge Gonçalves são os artistas que atuarão no dia 3 de julho, junto à Torre de Belém.

Já no dia 4 de julho sobem ao palco Ana Bacalhau, Ana Deus, António Zambujo, Carlos Nobre, João Pedro Pais, Luís José Martins, Luís Varatojo, Miguel Araújo, Moz Carrapa, Rita Redshoes, Samuel Úria, Sara Tavares, Sérgio Godinho, Tim, Vitorino e António Jorge Gonçalves.