Cultura

Cinemas: Estreias de 9 de abril

“Uma vida ao teu Lado”
Sinopse: A história de amor entre Luke, um antigo campeão de Rodeio desejoso de voltar à arena, e Sophia, uma estudante universitária que está prestes a embarcar num emprego de sonho no mundo das artes em Nova Iorque. Com caminhos e ideais opostos a testar a sua relação, Sophia e Luke cruzam-se inesperadamente com Ira, cujas memórias e o seu próprio romance de longa data com a já falecida mulher vão inspirar profundamente o jovem casal.

Realização: George Tillman Jr.
Atores: Alan Alda Britt Robertson Jack Huston Melissa Benoist Oona Chaplin Scott Eastwood
Género: Drama
Veja o trailer:

“Argumento de Amor”
Sinopse: Keith Michaels já foi um argumentista de sucesso, premiado pela Academia… mas o seu momento de glória passou e enfrenta agora graves problemas financeiros. Por isso, aceita dar aulas a universitários, embora despreze a profissão de professor. Além das dificuldades previsiveis relacionadas com o novo ambiente profissional, vai ter de lidar com a embaraçosa atração que sente por uma das suas alunas, uma mãe solteira que decide assistir às suas aulas.

Realização: Marc Lawrence
Atores: Allison Janney Chris Elliott Hugh Grant J.K. Simmons Marisa Tomei
Veja o trailer:

“Dias e Noites”
Sinopse: Numa adaptação livre de A Gaivota, de Anton Chekhov, uma família reunida num fim-de-semana enfrenta a volatilidade e fragilidade do amor perante o desejo irresponsável.
Inspirado na peça «A Gaivota» de Anton Tchékhov e com a ação a decorrer na ruralidade americana do estado de Nova Inglaterra, na década de 1980, o argumento gira em torno de uma antiga estrela de cinema em declínio que traz o amante para a sua propriedade perto do lago, para visitar o irmão doente e o filho deste, aspirante a artista. Quando a excêntrica família se reúne com os seus empregados para celebrar o fim-de-semana do Memorial Day, as manifestações irresponsáveis de desejo causam danos irreparáveis e um acontecimento desastroso leva a família do estado de disfunção ao estado de desgosto. Uma tragi-comédia que encaminha o olhar para a natureza frágil e volátil do amor, nesta que é a primeira longa-metragem de Christian Camargo, que também assina o argumento.
A acção decorre no meio rural, em 1984, no estado americano de New England.

Realização: Christian Camargo
Atores: Ben Whishaw Jean Reno Katie Holmes Michael Nyqvist William Hurt
Género: Drama
Veja o trailer:

“Os Feitiços de Arkandias”
Sinopse: Theo descobre um livro sobre magia na biblioteca local. Para salvar a mãe de uma falsa acusação, Theo junta-se ao seu melhor amigo Bonnav e Laura, para fazerem um anel mágico que torna invisível quem o estiver a usar. Os problemas surgem quando três bruxas criminosas lhe roubam o anel, deixando-o incapaz de regressar ao estado normal. Numa corrida desesperada contra o tempo, conhecem um homem estranho chamado Arkandias, que de tudo fará para os ajudar.

Realização: Alexandre Castagnetti Julien Simonet
Género: Ação/Aventura
Veja o trailer:

“Pela Rainha”
Sinopse: 1943. Bill Rohan tem 9 anos e está extasiado por a escola ter sido destruída por uma bomba Luftwaffe extraviada, mas triste com a partida da irmã mais velha, grávida de um soldado canadiano e prestes a emigrar para o novo mundo.1952. Bill Rohan tem 18 anos e sonha, em casa da família à beira rio, com uma vida no estrangeiro, à espera de ser chamado para dois anos de serviço militar obrigatório no Exército.

Realização: John Boorman
Atores: Caleb Landry Jones Callum Turner David Thewlis Pat Shortt Richard E. Grant
Género: Drama
Veja o trailer:

“Preto ou Branco”
Sinopse: Preto ou Branco é a história de um avô que fica de repente responsável por cuidar da sua neta, quando esta perde a mãe. Quando a sua avó paterna tenta obter a custódia da neta com a ajuda do irmão, a menina é forçada a dividir-se entre as duas famílias. Com a melhor das intenções, as duas partes lutam por aquilo que consideram ser o mais certo e neste processo são obrigadas a confrontar-se com os medos e convicções mais profundos no que respeita a raça, perdão e compreensão.

Realização: Mike Binder
Atores: Anthony Mackie Gillian Jacobs Jennifer Ehle Jillian Estell Kevin Costner Octavia Spencer
Género: Drama

“Tracers – Nos Limites”
Sinopse: Cam é um mensageiro de bicicleta que anda a ser perseguido por um gangue de mafiosos na cidade de Nova Iorque. Numa das suas tentativas de fuga, conhece a misteriosa e sedutora Nikki. Os dois passam a conviver e ela apresenta-lhe o mundo do Parkour. Agora, ele vai ter que usar todas as suas novas habilidades para conseguir sobreviver.

Realização: Daniel Benmayor
Atores: Luciano Acuna Jr. Marie Avgeropoulos Rafi Gavron Sam Medina Taylor Lautner
Género: Ação/Aventura
Veja o trailer:

“Carlos do Carmo – Um Homem no Mundo”
Sinopse: A história de Carlos do Carmo é contada pelo próprio num percurso que o leva à conversa com os seus melhores amigos: Júlio Pomar, António Costa, Rui Vieira Néry, Sara Pereira, Pilar Saramago, Ivan Lins, etc… . A partir da primeira gravação que fez aos 11 anos na Adega da Lucília, com a própria mãe, com o pai, com o guitarrista Carlos Ramos numa gravação narrada pelo mítico Linhares Barbosa. Grava um Baião de Luiz Gonzaga sobre um taxista, um “Chofer de Praça” que passa a ser o fim condutor desta história e da sua história.

Realização: Ivan Dias
Género: Documentário
Veja o trailer: