Televisão

Hélder Reis na função de comentador do Festival da Eurovisão

Hélder Reis será a voz da RTP no Festival Eurovisão 2015 que se realiza em maio, em Viena. O apresentador repete, assim, a experiência de 2009 onde também desempenhou o papel de comentador do concurso que teve lugar na Rússia.

Hélder, que irá informar os telespetadores portugueses acerca dos acontecimentos das duas semifinais e final que se irão realizar nos dias 19, 21 e 23 de maio, vai partir para a capital austríaca apenas no dia 11 de maio, mas já se começou a preparar. “Já comecei o trabalho intensivo de pesquisa, conhecer os países e a sua história na Eurovisão, conhecer as músicas e os concorrentes… Isto leva mais de um mês para estar preparado”, explicou à Move Notícias. Resumir todas as curiosidades ligadas aos países concorrentes – pois apenas terá 40 segundos para falar antes de cada atuação – “dá muito trabalho e é uma grande responsabilidade, mas ao mesmo tempo é uma honra”, sublinhou, confessando-se “muito entusiasmado e feliz com o desafio”.

O apresentador diz que o ambiente que se vive na Eurovisão é “fantástico e há uma grande proximidade com os concorrentes”, além disso para quem gosta de televisão é “um espectáculo extraordinário, muito bem organizado”.

Helder Reis

Como músico que também é – vocalista dos Pólen – vai estar com o ouvido apurado, o que lhe confere uma vantagem para comentar as músicas: “Tenho certamente uma sensibilidade maior e pormenores que podem escapar ao público, a mim, saltam-me logo ao ouvido”.

Hélder Reis não poupa elogios à canção que irá representar Portugal, “Há um Mar que nos Separa”, interpretada por Leonor Andrade. “Acho que a música e a letra são muito boas. O Miguel Gameiro fez um excelente trabalho e também gosto muito da interpretação da Leonor. Das músicas que vão a concurso que já ouvi, penso que a portuguesa está muito bem posicionada e estou muito confiante num bom resultado”, revelou.

O único senão deste desafio profissional é que vai obrigar Hélder Reis a festejar o 40º aniversário longe da família e dos amigos: “Faço anos no dia 19 de maio, o dia da primeira semifinal. Vou estar longe, mas também é um presente estar a trabalhar. Não se pode ter tudo”.

Esta aventura em Viena vai prolongar-se durante vários dias e o apresentador só tem regresso marcado para Portugal no dia 24 de maio. Esta é mais uma experiência que o repórter de “Sociedade Civil” e “Aqui Portugal” junta ao seu já vasto currículo.

Recorde-se que Portugal participou pela primeira vez no Festival da Eurovisão em 1964 e nunca conseguiu uma vitória. Em 1977, o certame foi ganho pela francesa Marie Myriam, filha de pais portugueses, com “L’Oiseau et L’ Enfant”. A melhor participação dos portugueses aconteceu em 1996, quando Lúcia Moniz arrecadou o 6º lugar com a canção “O Meu Coração Não Tem Cor”.

Fotos: José Gageiro