Cultura

Filme “As 50 sombras de Grey” proibido na Índia

O comité de censura indiano proibiu a exibição do filme “As 50 Sombras de Grey”, realizado por Sam Taylor-Johnson, nos cinemas do país, mas a produtora poderá apelar para a decisão junto de um comité de revisão. O filme, baseado no bestseller erótico de E.L. James, já tinha sido proibido em países como a Indonésia e o Quénia.

A proibição da exibição do filme nos cinemas indianos segue-se a uma decisão de um tribunal indiano que impediu a transmissão de uma reportagem da BBC sobre a morte de uma jovem indiana estuprada em Nova Deli em 2012.

As autoridades judiciais indianas consideram que a peça jornalística contém declarações que prejudicam o interesse público, atentam contra a paz e podem criar potenciais tensões sociais.

Esta semana, a Comissão Central de Certificação Cinematográfica da India ordenou a retirada da palavra “lésbica” num filme da Bollywood “Dum Laga Ke Haisha” (“Cede toda tua Energia”), onde também foram alteradas quatro palavras, noticia a imprensa local.

Entretanto, o portal Youtube vetou a visualização da longa-metragem a pedido do governo indiano, adianta a agência EFE.

Apesar das proibições em alguns países, o filme está a ser um sucesso de bilheteira e rendeu 237 milhões de euros de receita bruta em cinco dias de exibição.