Cultura

Festival de Cinema de Animação, Monstra, arranca hoje

O Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa abre esta quinta-feira, dia 12, com a maior programação de sempre – quase 500 filmes. O certame prolonga-se até ao dia 22 de março.

O festival concentra-se sobretudo no Cinema São Jorge e conta com uma secção competitiva de longas-metragens internacionais, da qual fazem parte dois filmes nomeados para os Óscares – “O conto da princesa Kaguya”, de Isao Takahata, e “Canção do mar”, de Tomm Moore, além de “Ovelha Choné – O filme”, de Mark Burton e Richard Starzak, que estarão em Lisboa.

A competição portuguesa de curtas-metragens vai apresentar os filmes “Fuligem”, de David Doutel e Vasco Sá, “Foi o fio”, de Patrícia Figueiredo, “Papel de natal”, de José Miguel Ribeiro, e “Raquel Silvestre – A pastora”, de Marina Palácio.

Além de “Canção do mar”, “Ovelha Choné – O filme” e “O conto da princesa Kaguya”, a competição de longas-metragens integra “Possesso”, de Sam (Espanha), “Lisa Limão e Maroc Laranja – uma rápida história de amor”, de Mait Lass (Estónia), e “Jack e a mecânica do coração”, de Stéphane Berla e Mathias Malzieu (França).

Dos filmes históricos, a o festival recupera aquele que é considerado uma das obras-primas da animação francesa, “O rei e o pássaro”, de Paul Grimault, iniciado em 1948 e concluído em 1980, que será exibido no sábado, no Cinema Ideal.

O Japão vai voltar a estar em destaque, com a exibição de uma retrospetiva de Isao Takahata e com recuperação o filme “As asas do vento”, de Hayao Miyazaki.