Cultura

Cinema: Estreias de 12 de março

“Antes de Adormecer”
Sinopse: Christine Lucas acorda todos os dias assustada e confusa. Dorme ao lado de um homem que diz ser seu marido numa casa que ele diz ser deles, mas nada disto lhe é familiar. Christine sofre de amnesia psicogénica, como resultado de um acidente traumático, e não se lembra de nada do seu passado mais recente – do acidente ou de Ben, que todos os dias tem de se apresentar e lhe explicar a vida que têm em comum. Entretanto, o Dr. Nasch, um neuropsicólogo com quem Christine tem vindo a trabalhar, sem o conhecimento de Ben, para recuperar a sua memoria, força-a a questionar tudo o que lhe dizem e todos aqueles que fazem parte da sua vida: estará Ben a dizer a verdade sobre o que se passou? Quais serão as verdadeiras intenções do Dr. Nasch? Será a sua condição uma simples consequência do acidente?

Realização: Rowan Joffe
Atores: Anne-Marie Duff Colin Firth Mark Strong Nicole Kidman
Género: Thriller
Veja o trailer:

“Focus”
Sinopse: Nicky é um experiente burlão que se envolve romanticamente com uma jovem vigarista de nome Jess. Reconhecendo o seu talento, Nicky dispõe-se a ensinar a Jess os truques do seu negócio, mas quando esta se aproxima demais, ele rompe com ela abruptamente. Três anos depois, Jess ressurge em Buenos Aires envolvida no mundo das altas apostas de corridas de carros. E agora, a antiga aluna vai envolver-se no mais recente, e muito perigoso, esquema de Nicky… para deixar o mestre fora de jogo.

Realização: Glenn Ficarra John Requa
Atores: Margot Robbie Robert Taylor Rodrigo Santoro Stephanie Honoré Will Smith
Género: Ação/Aventura
Veja o trailer:

“Gett: O Processo de Viviane Amsalem”
Sinopse: A história da batalha legal de Viviane, que durante cinco anos lutou por obter o seu divórcio junto da única autoridade legal competente para julgar casos de divórcio em Israel, o Tribunal Rabínico. Viviane enfrenta a atitude inflexível do seu marido, que se recusa a dar-lhe o divórcio, apesar de viverem separados já há alguns anos.

Realização: Ronit Elkabetz Shlomi Elkabetz
Atores: Dalia Beger Gabi Amrani Ronit Elkabetz Shmil Ben Ari Simon Abkarian
Género: Drama
Veja o trailer:

“O Efeito Lazarus”
Sinopse: Um grupo de estudantes de uma Universidade de Biologia e Investigação matam, acidentalmente, um acolega de curso e, ao tentarem reanimá-la, desencadeiam uma força do mal. Lutando pelas suas próprias vidas, o grupo deve agora combater essa força mortal dentro do laboratório antes que ela devaste toda a população.

Realização: David Gelb
Atores: Bruno Gunn Donald Glover Evan Peters Mark Duplass Olivia Wilde
Género: Thriller
Veja o trailer:

“O Segundo Exótico Hotel Marigold”
Sinopse: A expansão do sonho de Sonny que, desta vez, está a ocupar-lhe mais tempo do que ele tem disponível, tendo em conta que está prestes a casar com o amor da sua vida, Sunaina. Sonny está de olho numa promissora propriedade agora que a sua primeira aventura, o exótico Hotel Marigold para pessoas idosas e bonitas, tem apenas um quarto disponível, o que o coloca num dilema visto que estão para chegar mais dois hospedes: Guy e Lavinia. Evelyn e Douglas juntam-se agora à força de trabalho de Jaipur e questionam-se onde os levará os seus encontros regulares para comer panquecas, enquanto Norman e Carol negoceiam as traiçoeiras condições de um relacionamento exclusivo e Madge lida em simultâneo com dois candidatos muito ricos e grandes pretendentes. Talvez o único que saiba a resposta seja a recém instalada co-gerente do hotel, Muriel, a guardiã dos segredos de todos. Enquanto as exigências de um casamento tradicional indiano ameaçam subjugar todos, uma inesperada solução apresenta-se diante deles.

Realização: John Madden
Atores: Bill Nighy David Strathairn Dev Patel Judi Dench Maggie Smith Richard Gere
Género: Comédia
Veja o trailer:

“Paddington”
Sinopse: Um jovem urso peruano que viaja até Londres, à procura de um novo lar. Perdido na Estação de Comboios de Paddington, receia que a vida em Londres não seja como ele imaginava… Mas eis que o urso é encontrado pela família Brown, que o adopta e de repente está tudo muito bem. Até ao dia em este urso, o mais raro de todos, atrai a atenção de uma taxidermista de um museu com umas contas antigas para ajustar…

Realização: Paul King
Atores: Geoffrey Palmer Hugh Bonneville Imelda Staunton Lottie Steer Madeleine Worrall Tim Downie
Género: Comédia
Veja o trailer:

“Citizenfour”
Sinopse: Em Janeiro de 2013, estava a realizadora Laura Poitras a fazer um filme sobre abusos de segurança nacional no pós-11 de Setembro nos Estados Unidos quando começou a receber emails encriptados de alguém que se identificava como “citizenfour”, que estava preparado para denunciar os programas de vigilância massiva dirigidos pela NSA e outras agências secretas. Em Junho de 2013, ela e o repórter Glenn Greenwald voaram para Hong Kong para o primeiro de muitos encontros com o homem que revelou ser Edward Snowden. Ela levou a câmara com ela.

Realização: Laura Poitras
Género: Documentário
Veja o trailer:

“Corre, Rapaz Corre”
Sinopse: A história verdadeira de Jurek, um menino de oito anos que consegue fugir e esconder-se das tropas nazis, em Varsóvia, durante a Segunda Guerra Mundial, sobrevivendo na floresta e depois trabalhando no campo e fazendo-se passar por orfão polaco.

Realização: Pepe Danquart
Atores: Andrzej Tkacz Elisabeth Duda Itay Tiran Kamil Tkacz Lukasz Gajdzis
Género: Drama
Veja o trailer: