Cultura

Carminho na abertura oficial da mostra portuguesa em Washington

Carminho, a companhia brasileira de dança Grupo Corpo, o saxofonista moçambicano Moreira Conguiça e a cantora mexicana Eugenia León protagonizam, esta terça-feira, dia 3, a cerimónia de abertura do festival “Iberian Suite: Arts Remix Across Continents”, mostra de criação contemporânea ibérica, em Washington.

O certame vai decorrer até ao próximo dia 24, no Kennedy Center, e é a maior iniciativa de sempre dedicada à arte contemporânea portuguesa, nos Estados Unidos.

A curadora do festival, Alicia Adams, disse à “Lusa” que a iniciativa, que contempla as culturas de Portugal e de Espanha, com participação de artistas da lusofonia e da América Latina, “vai mostrar uma face dos países ibéricos além da crise”.

Nos últimos dois anos, a responsável visitou Lisboa e Porto, falou com agentes culturais, diplomatas, políticos e chegou a um extenso programa que mobiliza nomes como o fadista Camané, o artista urbano Alexandre Farto, conhecido como Vhils, a companhia de teatro Mundo Perfeito e o escritor Gonçalo M. Tavares, entre outros. “O nosso único critério é a alta qualidade dos artistas, que têm de ter gabarito internacional”, explicou Adams.

O Kennedy Center espera que o festival mobilize entre 200 mil e 400 mil visitantes e espetadores, chegando a mais de um milhão de pessoas, através de plataformas online e ações de formação junto das escolas.

Da programação teatral faz parte, por exemplo, a interpretação de “Ode Marítima”, de Álvaro de Campos/Fernando Pessoa, por Diogo Infante e João Gil, “Contos em Viagem – Cabo Verde”, pelo Teatro Meridional, “Três dedos abaixo do joelho” e “By Heart”, da companhia Mundo Perfeito, e “What I heard about the World”, pela Mala Voadora, com a companhia inglesa Third Angel.

No Kennedy Center estará ainda patente a instalação dos arquitetos Eduardo Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira “Jangada de Pedra”.

Além do concerto de Carminho estão ainda previstos os espetáculos de Camané, acompanhados pela National Symphony Orchestra, assim como atuações de Rodrigo Leão, Sofia Ribeiro, Luísa Sobral, The Gift e António Zambujo.