Cultura

Aprender a amar…educando

A vontade de uma equipa de investigadores e a experiência de anos trabalho num infantário transformaram-se em letras reunidas no livro “Educar é Aprender o Verbo Amar” que será lançado no próximo sábado, 14 de março, na Livraria Desassossego, em Lisboa.

O projeto começou com uma conversa há dois anos e partiu da investigação concretizada pela equipa do Núcleo de Investigação do Bebé (NIB) realizada no Infantário Piloto Diese, materializando na obra o quotidiano de profissionais e crianças.

As vivências na sala, as dinâmicas envolventes, as relações entre adultos e também entre os mais novos são focadas, embrulhadas com entrevistas a educadores e auxiliares, sem esquecer o testemunho dos pais, num registo completado pela visão da psicóloga do estabelecimento.

Um trabalho que soma “eu’s” sem esquecer o grupo, mostrando que, mesmo sem laços de sangue, o amor é o sentimento que move a educação entre as quatro paredes de um lugar que é a segunda casa de quem nela habita, mesmo que por poucas horas.

Um livro escrito a muitas mãos, com fotografias de Carlos Fernandes e João António que ajudam a enriquecer mais este trabalho.