Atualidade

Rainha Letizia prepara viagem a Portugal após divulgação do passado

É provavelmente uma das embaixadoras do país vizinho no mundo e assunto frequente na imprensa espanhola e internacional, com alguma especulação à mistura. Prova disso é que vai ter mais um livro a falar do seu passado, na época em que se afirmava como jornalista da TVE.

Letizia, a Rainha Impaciente tem data prevista de lançamento para 18 de maio e já está a dar que falar no país vizinho. Enquanto o nome da monarca está na ordem do dia em Espanha, esta prepara-se para vir ao Porto, sem o marido, Felipe VI.

A rainha espanhola participará na 7.ª Conferência Europeia Tabaco e Saúde, no próximo dia 23 de março, no Hotel Sheraton, no Porto, na qual estarão também presentes médicos e cientistas dos dois países.

Segundo a agência de notícias espanhola Efe, Letizia assistirá à conferência também na qualidade de presidente honorária da Associação Espanhola Contra o Cancro. A sua presença já tinha sido falada durante a sua visita de Estado a Portugal em novembro do ano passado, após reuniões com responsáveis da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A soberana, que se fará acompanhar pela ministra espanhola da Saúde e Assuntos Sociais, Dolors Monserrat, será recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e regressa a Madrid no mesmo dia, à tarde.

Na conferência, que se realiza de 22 a 25 de março no Porto, estarão presentes médicos e peritos de Portugal, Espanha e outros países europeus, bem como delegados de toda a União Europeia.

Livros afetam reputação da ex-jornalista
Muito se tem publicado sobre a Rainha Letizia, embora nem tudo seja exatamente verdade. Os rumores, relacionados muitas vezes com biografias não-autorizadas que foram publicadas desde o casamento da ex-jornalista com Felipe VI, tiveram muitas vezes intenção de afetar a reputação e a popularidade de Letizia. Urdaci, então colega de Letizia na TVE, deu recentemente entrevistas onde desmentiu alguns assuntos acerca do seu passado.

Um desses casos foi uma notícia, que se tornou viral, que dava conta da existência de um vídeo de Letizia a criticar a monarquia e a defender a implementação de um regime republicano. Porém, nunca ninguém viu tal vídeo. Além disso, sempre se falou na vontade de Letizia em seguir a carreira de jornalismo, mesmo após a confirmação do relacionamento com o príncipe Felipe. Neste tema da sua carreira profissional, o maior escândalo diz respeito aos alegados favores sexuais para trabalhar na estação pública espanhola, algo que o colega desmente.

Desde a sua vida como elemento da monarquia, os boatos que giravam à volta de Letizia e Felipe diziam respeito às supostas crises no casamento. O divórcio foi anunciado para muito breve por parte de inúmeros meios de comunicação, embora essa fase negra do casamento tenha sido superada. Por isso, não sabemos agora até que ponto foi verdade.

No que diz respeito à sua imagem, provavelmente o assunto mais comentado serão as cirurgias estéticas que muitos juram que Letizia fez. Porém, apenas foi confirmada uma, ao nariz, meramente por questões de saúde, embora a dúvida continue no ar.