Saúde & bem-estar

Vencedora do Nobel descobre chave para travar o envelhecimento

A bióloga molecular Elizabeth Blackburn, que recebeu o Prémio Nobel da Medicina pela sua investigação no processo contra o envelhecimento, diz ter a solução.

Confrontada com as dificuldades de expandir o seu conhecimento para lá da comunidade científica, Blackburn fez uma parceria com a psicóloga Elissa Epel, com quem escreveu um livro intitulado ‘The Telomere Effect’ – no qual as autoras apresentam “uma abordagem revolucionária para viver mais jovem, mais saudável, mais tempo”.

O resultado é um livro compreensível para o público em geral, lançado no início deste ano, e que ainda não tem edição em português.

A obra de Blackburn e Epel veicula a mensagem de que as pessoas é que controlam o seu envelhecimento, através de hábitos saudáveis.

O foco está nos telómeros, que se encontram nas pontas dos cromossomas e funcionam como tampas de proteção para o ADN celular. Segundo Blackburn, os telómeros “ouvem o seu comportamento, ouvem o seu estado de espírito”.

Telómeros juventude

Ao ouvir o seu comportamento, os seus telómeros irão alongar ou encurtar. Quando eles encurtam, as células são menos propensas a continuar a dividir-se, e eventualmente morrem.

Segundo Blackburn, um estilo de vida stressante provoca uma maior taxa de morte celular e um envelhecimento acelerado. Para os mais suscetíveis de sofrer de doenças cardiovasculares, telómeros encurtados aumentam o risco de uma condição debilitante, numa idade mais jovem.

Há algum tempo que os cientistas estabeleceram uma ligação entre o tamanho dos telómeros e o envelhecimento. No ano passado, um laboratório garantiu ter conseguido reverter o envelhecimento usando terapia genética para prolongar as pontas dos cromossomas e alterar o processo de envelhecimento.

O laboratório afirma que a técnica foi mesmo já aplicada numa pessoa – a própria CEO da empresa, Elizabeth Parrish – e a empresa garante que conseguiu um alongamento dos telómeros das suas células correspondente a um rejuvenescimento de 20 anos.

O objectivo de Blackburn e Epel é fornecer aos leitores medidas úteis e práticas a seguir para aumentar a expectativa de vida, a saúde geral e diminuir a probabilidade de doenças numa idade precoce.