Atualidade

Polícia matou suspeito dos ataques de Copenhaga

A polícia dinamarquesa matou a tiro o suspeito dos dois tiroteios que aconteceram em Copenhaga. O homem atacou na tarde de sábado um centro cultural, onde era realizado debate sobre islamismo e liberdade de expressão, e à noite abriu fogo contra a sinagoga da capital dinamarquesa.

Depois do suspeito ter fugido a pé do segundo local, a polícia organizou uma operação de caça ao homem com o apoio de helicópteros e veículos militares até às 5h00 quando localizaram o suspeito e abateram-no a tiro. “Assumimos que é o mesmo culpado responsável pelos dois acidentes quem foi morto pela polícia”, disse Torben Molgaard, inspetor da polícia. Para já, as autoridades ainda não revelaram a identidade do suspeito.

A primeira-ministra descreveu o primeiro tiroteio como um ataque terrorista. “Temos a certeza que foi um ataque de motivos políticos e por isso, um ataque terrorista”, afirmou Helle Thorning-Schmid.

O primeiro tiroteio aconteceu no sábado, em Copenhaga, perto de um centro cultural onde estava o artista sueco Lars Vilks, conhecido pelos seus cartoons controversos alusivos a Maomé e ao Islão, no âmbito de um debate sobre arte, blasfémia e liberdade de expressão.

Supeito dinamarca