Cultura

Palácio do Bolhão reabre em março no Dia Mundial do Teatro

O Palácio do Conde do Bolhão, no Porto, vai reabrir após oito anos de obras no Dia Mundial do Teatro, em março, conforme avançaram os responsáveis da Academia Contemporânea do Espetáculo (ACE)/Teatro do Bolhão

A abertura do espaço, que inclui um auditório construído nas traseiras do edifício principal, está marcada simbolicamente para 27 de março, data em que se comemora o Dia Mundial do Teatro.

A ACE/Teatro do Bolhão pretende assinalar a passagem para estas instalações situadas mesmo no “coração” da cidade do Porto, na Rua da Formosa, com a reposição da peça “Édipo”.

O Palácio do Conde do Bolhão foi adquirido pela câmara do Porto mas cedido, em regime de comodato, por um período de 50 anos à ACE/Teatro do Bolhão, que se responsabilizou pelas obras de restauro e adaptação, cujo custo ronda os 2,5 milhões de euros.

O plácio é um espaço classificado como Monumento de Interesse Público, este foi a residência de António Alves de Sousa Guimarães, barão e, posteriormente, conde do Bolhão, um local procurado para a realização de bailes e festas entre a burguesia do século XIX.