Televisão

Descubra a História da comida com “Eat”

“Eat: A História da Comida” estreia este domingo, às 16h00, no NGC. O programa, de seis episódios, leva-o a uma viagem pelos maiores nomes da gastronomia mundial.

Há mais de 50 anos, a revolucionária da cozinha, Julia Child, apareceu na televisão para promover o seu livro de cozinha e, involuntariamente, lançou o mediatismo sobre o mundo da comida. Desde essa altura, já nasceram centenas de celebridades da culinária televisiva, milhares de horas de programas sobre cozinha e múltiplas distribuidoras e canais dedicadas, exclusivamente, a este tipo de produto televisivo. Mas, apesar disto tudo, nenhum canal ou programa olhou para trás e respondeu às perguntas de quando comemos o quê; o porquê do comermos; e como é que o que comemos nos tornou no que somos hoje em dia.

?????????

“Eat: A História da Comida” satisfaz todas as questões que todos já colocamos, e algumas que nunca pensamos em fazer, sobre a evolução da comida no decurso da humanidade, desde os nossos antepassados que atiravam carne crua para o fogo pela primeira vez, a equipas de técnicos laboratoriais que aperfeiçoam uma batata frita. Mais importante, este programa irá mostrar como é que esta evolução sobre o que comemos e como o comemos permitiu definir a civilização humana e as culturas em todo o mundo.

 

A ajudar a servir este buffet livre de infirmação o NGC realizou quase 70 entrevistas originais a chefs, autores, foodies, e cientistas, incluindo nomes como: José Andrés, Dan Barber, Anna Boiardi, Graham Elliot, Eric Greenspan, Kerry Hefferman, Padma Lakshmi, Nigella Lawson, Simon Majumbar, Nobuyuki Matsuhisa, Mashahuru Morimoto, Nathan Myhrvold, Garrett Oliver, Michael Pollan, Rachel Ray, Ruth Reichl, Eric Ripert, Marcus Samuelsson, Barton Seaver, Andrew F. Smith, Richard Wrangham…

?????????????

Desde a maneira como a SPAM ajudou a derrotar Hitler; à maneira como a salsicha se espalhou pelo Império Romano; passando pelo como é que as especiarias criaram uma economia global… “Eat: A História da Comida” não deixa restos de informação no prato. Cada um dos seis episódios, centra-se num tema diferente: revolucionários da cozinha; carne; açucar; marisco; comida de plástico; e grãos. Através de todos os episódios, o incrível grupo de embaixadores mencionados atrás vai partilhar as suas histórias pessoais e reflexões sobre a comida, não olhando só para o passado dos ingredientes, mas também fazendo uma previsão do futuro gastronómico e do impacto cultural da nossa própria concepção de comida. O autor Simon Majumbar faz um sumário desta temática quando afirma: “Existem muito poucas ocasiões na vida de uma família de qualquer cultura que não seja marcada por uma refeição; desde um recém nascido a um velório Irlandês, e a todos os momentos intermédios”.