Televisão

“Experiências Científicas 2” estreia no NGC

Altura para um desafio científico: como consegue parar uma bala com um conjunto de balões de festa? No que toca em alterar uma missão impossível numa maravilha da engenharia, o apresentador Tim Shaw consegue revelar como é que a ciência transforma objetos do quotidiano em catalisadores de experiências fantásticas na série documental “Experiências Científicas”.

No dia 5 de janeiro, pelas 23h00, o NGC estreia a segunda temporada desta divertida série que segue Tim Shaw à medida que desconstrói a física e a engenharia por detrás de grandes experiências e dos seus surpreendentes resultados que desafiam as nossas perceções comuns e ilustram as maravilhas da ciência. Desde cozinhar um pequeno-almoço com um jornal e um cabide a disparar através de um canhão ingredientes de pastelaria. A irreverente visão de Shaw da ciência e engenharia conjugada com as experiências de rua interativas vão surpreender os espetadores.

image003 (1)

Numa experiência, Shaw desafia os espetadores a adivinhar qual o artigo de roupa oferece a melhor proteção de uma tempestade e de um raio. Utilizando uma máquina de fogo, Shaw transmite um milhão de volts de eletricidade a quatro indivíduos – um que usa uma gabardine e botas de borracha; outro que veste uma armadura; outro vestido com um fato de borracha integral; e o último que está completamente nu. Consegue adivinhar qual o indivíduo que está mais protegido? A resposta poderá surpreende-lo bastante. Apesar de todos sabermos que usar um fato de metal numa tempestade é muito perigoso, as circunstâncias criadas pela armadura são, na realidade, as que mais protegem o indivíduo que a usa.

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

E, como é que Tim consegue para uma bala com um conjunto de balões de festa? Pendurando-os em linha e enchendo-os de água faz com a que bala perca velocidade e, eventualmente, chegará o momento em que não terá força suficiente para atravessar um balão.