Off the record

Manuel Luís Goucha: Sucesso sem segredos

“Prova superada”. O grito de sucesso no Jogo do Ganso, concurso que passou na antena da TVI na década de 90 do século passado, teve eco em 2018 e o destinatário foi Manuel Luís Goucha.

Aos 63 anos decidiu bater asas, levantou-se da zona de conforto e aventurou-se sozinho na condução de um programa que traz com ele uma enorme carga de trabalhos. Tanto assim é que, nas últimas cinco edições, a Casa dos Segredos esteve entregue àquela a quem tratam, com inteira justiça, ‘Rainha dos Reality Shows’.

O desafio acentuava-se pelo facto de Teresa Guilherme ser uma amiga de longa data. A relação até pode ter tremido nesta atribulada passagem de testemunho, mas se assim foi ainda há mais mérito na forma como Manuel Luís Goucha superou o exigente teste de apresentar a Gala de Estreia desta 7.ª edição do programa líder de audiências.

“Não, não mandou mensagem. A Teresa não tinha que mandar mensagens…”, reconheceu após ter sentido pela primeira vez o trono da ‘Casamenteira’.

Numa análise distanciada percebe-se que Goucha apostou na continuidade do bom trabalho realizado pela antecessora, mas não abdicou de dar o toque da sua qualidade, ao abdicar do teleponto e das escutas na condução da Gala. E até a cópia saiu ao nível do original, quando fez um trocadilho de improviso e recebeu as gargalhadas do público.

“É uma graça, é humor. Eu sou uma pessoa muito bem-disposta”, atira sem ponta de ironia.

Nem só o caso Teresa Guilherme surgiu a tentar rasteirá-lo antes da grande estreia. Alguns dos ex-concorrentes também tentaram vergá-lo com críticas, algumas fora de tom face ao estatuto intocável que ganhou a pulso no pequeno ecrã.

Os anos de experiência acumulada associados a uma cultura e profissionalismo acima de qualquer suspeita permitiram-lhe desviar-se das lanças com destreza e fairplay.

“Estamo-nos a referir concretamente a três (ex-concorrentes). Eu não li a matéria porque estava de férias, contaram-me, vieram-me uns zunzuns e verifiquei que a capa era bonita. Eu estava bem na capa. Eu sei que há três concorrentes que falaram em termos até muito pouco elegantes, mas eu fiquei muito contente por eles, a sério, fiquei porque pus-me a pensar: ‘Se não fosse isto eles não eram notícia, não davam uma entrevista a uma revista’. Qual é a minha função nesta vida profissional? É dar felicidade, dou felicidade a quem gosta de mim e me acompanha nos meus programas e dou felicidade a quem não gosta de mim e tem uma oportunidade de falar para uma revista. Portanto, fiquei feliz por eles.”

Esses focos de resistência à mudança foram totalmente driblados. Agora falta limpar a ideia que se criou de que tanto ele como a amiga e colega, Cristina Ferreira, desvalorizam os reality shows. Isso já ficou evidente na Gala, mas as palavras de Manuel Luís Goucha são ainda mais sintomáticas.

“Eu fui-me rendendo à Casa dos Segredos ao longo dos anos. Atenção, que eu fui acompanhando com a Cristina, se vocês forem reparar coisas que fizemos para trás, nós tomamos partido de alguns, nós defendemos alguns em público, disseram muito mal de nós porque há pessoas tão fanáticas, fanáticas no bom sentido, tão apaixonadas por este formato que reagiram mal por nós tomarmos partido por este e por aquele”, prossegue.

Dizer que Manuel Luís Goucha esteve sozinho nesta estreia acaba por ser injusto, já que em estúdio, na primeira fila, tinha o companheiro Rui Oliveira, além de outras senhoras que o costumam apoiar na plateia do ‘Você na TV’. Ainda que não tenha revelado a sintonia que Teresa Guilherme tinha com a Voz, o que é perfeitamente compreensível, o apresentador também contou com o suporte dessa figura de proa da Casa dos Segredos.

“A presença do Rui teve graça, mas ele vai voltar para os bastidores. Foi bom para vocês. Eu quis brindar-vos com uma presença que não é habitual. Esta é uma estreia muito importante, porque é a primeira vez que eu assumo a condução de um programa só, neste anos todos. Tinha a Sónia e tinha o Hélder na ‘Praça da Alegria’, independentemente do papel de cada um, tinha a Júlia Pinheiro em ‘Uma Canção Para Ti’, na ‘A Tua Cara não me é Estranha’. Não. Isso ai já foi a Cristina. Tinha o Miguel Rocha Vieira e o Rui Paula no ‘Master Chef’. Tenho a Cristina sempre presente. Aqui não. Aqui tenho a Voz. Não deixa de ser um ponto de fuga. De qualquer das maneiras estou eu ali no meio de uma arena. Foi isso que me fascinou quando eu vi pela primeira vez o concurso. Ainda o programa não estava em Portugal quando eu vi em França”, assegura.

Ainda sobre esta edição do programa, Goucha confirmou que não conhece a Voz e mostrou dúvidas quanto à possibilidade de vir a passar uma noite na Casa. “Possivelmente entrarei, não sei, talvez no final do programa, na última Gala, mas dormir lá não”, afirma com a convicção que não teve quando questionado sobre a possibilidade de manter-se à frente do formato para lá desta 7.ª edição.

“Eu sou o apresentador da Casa dos Segredos 7”, vincou sem mais se alongar, pois sabe que ainda há muito para vir e o futuro é imprevisível.

Ainda assim, Goucha mostra-se mais do que preparado para enfrentar todos os desafios que o programa lhe possa colocar. Não seria de esperar outra coisa de quem parece ter encontrado a fórmula do sucesso, tal a eficácia que revela perante as diversas provações que a vida profissional lhe tem colocado.

Manuel Luís Goucha a ser abraçado por Bruno Santos que é diretor geral da TVI

Fotos: César Lomba