Atualidade

Fashion Film Festival reúne personalidades

Mais de uma centena de filmes propuseram-se ao lugar de Melhor Filme de Moda Português. O veredicto do júri foi anunciado no passado dia 26 de setembro, na I edição do Fashion Film Festival em Portugal – 6 dos filmes a concurso brilharam mais, vencendo os prémios nas categorias de Filmes de Moda e Autor e Filmes de Moda de Marca.

A campanha que encabeçou toda a comunicação do I Fashion Film Festival prometia encontrar o Melhor Filme de Moda português. Depois da análise aos mais de cem filmes a concurso, foram 6 os filmes distinguidos.

A organização procuravae os filmes que mais se destacassem em 2 categorias: filmes de moda de autor e filmes de moda de marca, nas áreas de melhor fotografia, melhor filme e melhor realizador. O certame reservava ainda uma distinção para o Melhor Filme de Moda em competição, prémio a ser atribuído pelo público.

A qualidade dos filmes propostos obrigou a um empate técnico entre os filmes “Backward”, de José Lemos para Júlio Torcato e “SS13”, de Studio RGB/XYZ para Xperimental Shoes. O melhor realizador foi Carlos Carneiro, com o filme “Homonima SS15” para a marca Sr. Prudêncio. O filme “V Lookbook AW13”, de Studio RGB/XYZ para Diana Matias, arrecadou o troféu de Melhor Fotografia.

Na categoria de Filmes de Moda de Autor a história conta-se de forma mais rápida: “Bonnie”, de Márcio Simões, foi o vencedor absoluto. José Pedro Sousa, o elemento do júri que entregou o prémio de Melhor Realizador, apelidou o filme de “absolutamente maravilhoso”.

Com “Bonnie”, um filme realizado “praticamente sem orçamento”, como o próprio afirmou, Márcio Simões arrecadou 4500€, acumulando os 1500€ destinados a cada um dos 3 prémios.

“Give me a break” de José Lemos para Dr. Kid foi o vencedor unânime do prémio do público. A votação esteve aberta durante os dias 24 e 25 de setembro, ao longo de todo o Modtíssimo e ainda durante a tarde do dia 26, já no Rivoli, onde decorreu a cerimónia de entrega de prémios. A título de curiosidade, “Give me a break” foi o filme mais votado quer nos dois dias de Modtíssimo, quer durante a tarde do festival.

Todos os vencedores receberam um troféu que, em linha com o conceito de novidade que pontuou todo o Fashion Film Festival, representava o logotipo do festival impresso em 3D. Uma alternativa aos troféus convencionais, realizado com a tecnologia inovadora da BeeVeryCreative.

O espaço escolhido para a entrega de prémios foi o Rivoli, um espaço incontornável na cidade do Porto e que permitiu uma cerimónia “totalmente informal, como era vontade da organização”, explica Estela Rebelo, diretora do festival. Na noite da passada sexta-feira o Rivoli recebeu centenas de pessoas, entre profissionais de filmes de moda e figuras públicas ligadas à moda, ao audiovisual e à publicidade. Júlio Torcato, Micaela Oliveira, Katty Xiomara, Anabela Baldaque, Isaac Alfaiate, Lúcia Garcia, e quase todos os jurados fizeram questão de estar presentes. Manuel Alves e José Manuel Gonçalves, José Pedro Sousa, Justin Anderson, Fred Sweet, e Paula Martinho da Silva, foram os elementos do júri que entregaram os prémios aos vencedores, afirmando por várias vezes a sua satisfação com a qualidade das propostas a concurso. Jorge Teixeira através do vídeo que enviou também reportou a importância dos Filmes de Moda e José Cabaço, embora a agenda de trabalho da Nike não lhe tenha permitido sair dos EUA, contribuiu para elevar a fasquia na decisão dos premiados.

O sucesso do I Fashion Film Festival aumenta as expectativas para a II edição em data a agendar durante o próximo ano 2015, é convicção unânime de Manuel Serrão e Daniel Deusdado, os responsáveis pela organização do Festival, a cargo da Associação Selectiva Moda em parceria com a produtora Farol de Ideias. A iniciativa será mais uma vez integrada na Porto Fashion Week.

O Fashion Film Festival conta com o apoio de fundos internacionais, nomeadamente do COMPETE e do QREN.