Cultura

Zé Manel lança vídeo em prol da igualdade

No próximo domingo, dia 7, “Olhos no Chão” de Darko lembrará a pequena Nonô, a menina que, aos 5 anos, perdeu a luta contra o cancro.

“A apresentação será às 19 horas na  Associação Bus-Paragem Cultural, em Lisboa, onde eu organizo todos os meses um evento cultural. Por coincidência, a Nonô e os pais entram no vídeo em que participam 80 pessoas”, explica Zé Manel, o responsável do projeto Darko, à Move Notícias.

O tema faz parte do primeiro disco da aposta a solo do ex- Fingertips e foi escrito quando tinha 16 anos: “Escrevi a letra numa idade em que todos temos os nossos problemas, embora mais tarde nos apercebamos que são universais. Agora quis que fosse um hino à igualdade, mostrando pessoas de todas as idades e todas elas com as suas diferenças, desde doentes, a vítimas de bullying, racismo ou outros”.

Ironia do destino, a data antes escolhida acontece depois da morte de Nonô que, no vídeo, surge “com os pais a segurar um cartaz com a frase ‘De que tamanho são os teus problemas'”. O evento insere-se na iniciativa cultural que o músico organiza todos os meses na Rua Maria, 73.

No evento, Zé Manel vai tocar alguns temas do segundo álbum cujo lançamento está previsto para o início do próximo ano. A ele, juntar-se-ão a atriz/cantora Sandra Celas e Iolanda Costa, “uma jovem que já foi aos castings de todos os programas de talentos e, inexplicavelmente, nunca passou, Quanto a mim, uma das vozes mais ricas que escutei nos últimos tempos.”