Cultura

“Os Maias” com quase 14 mil espetadores nos primeiros dias

A longa-metragem “Os Maias”, de João Botelho, somou 13.915 espetadores desde que se estreou na quinta-feira em 20 salas do país, revelou hoje à agência “Lusa” fonte da produtora.

“Os Maias – Cenas da vida romântica” adapta para cinema o romance homónimo de Eça de Queirós e está em exibição em 12 localidades, estando prevista a estreia em formato série televisiva, na RTP, em 2015.

A produtora tem assegurada também a estreia no Brasil, país co-produtor do filme.

Em novembro, João Botelho andará em digressão pelo país com o filme, em sessões que pretendem aproximar-se tanto do público português com pouco acesso a cinema português como do público escolar.

Do elenco do filme, que teve um orçamento de 1,5 milhões de euros, fazem parte cerca de 50 atores, entre os quais Graciano Dias, que interpreta o papel de Carlos da Maia, a atriz brasileira Maria Flor, que interpreta Maria Eduarda, e Pedro Inês, a personagem João da Ega.

João Perry, Maria João Pinho, Adriano Luz, Rita Blanco, Hugo Mestre Amaro, Pedro Lacerda e o barítono Jorge Vaz de Carvalho, que dá voz a Eça de Queirós, o narrador, também entraram no projeto de João Botelho.

Uma das particularidades do filme é o facto de os exteriores terem sido filmados em estúdio, com recurso a telas de grandes dimensões, pintadas pelo artista plástico João Queiroz.

cartaz os maias

Tópicos: