Cultura

94º aniversário de Amália Rodrigues celebrado em Lisboa

O 94º aniversário de Amália Rodrigues, fadista e poetisa falecida há cerca de 15 anos, é assinalado esta quarta-feira, em Lisboa, com a oratória “Cânticos da Tarde e da Manhã”.

O concerto, protagonizado por Teresa Salgueiro, está marcado para as 19h00 de quarta-feira, na Igreja de S. Roque, ao Bairro Alto, em Lisboa, e conta ainda com a participação especial do coro gregoriano Solemnis, do contrabaixista Óscar Torres e do acordeonista Nelson Almeida, avança a agência “Lusa”.

“Esta oratória, que tem vindo a ser apresentada em diversas igrejas portuguesas, chega agora à Igreja de São Roque por iniciativa de Leonilde Henriques”, ex-secretária da Amália Rodrigues, segundo comunicado da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, proprietária do templo.

A oratória “Cânticos da tarde e da Manhã”, explica a mesma fonte, “foi criada a partir de repertório litúrgico de Vésperas e Laudes” e foi gravado no ano passada pela ex-vocalista dos Madredeus para o Seminário de Almada, nos arredores de Lisboa.

“Os poemas integrados no reportório, traduzidos de antigos hinos escritos em grego e latim, e datados de várias épocas, foram musicados por diferentes compositores portugueses da liturgia”, nomeadamente os padres António Cartageno e Marco Belchior, lê-se no mesmo comunicado.

amalia