Cultura

Igreja dos Clérigos volta a iluminar-se com concertos imersivos de Natal

Há uma nova tradição de Natal na Invicta: o ciclo “Spiritus Natalis” está de volta ao monumento mais emblemático da cidade com música ao vivo, projeções multimédia e uma experiência natalícia imersiva que transforma o interior da Igreja dos Clérigos num cenário de luz, emoção e encontro.

Em 2025, a inovação transforma-se em tradição no coração da Igreja dos Clérigos. Entre 4 de dezembro e 2 de janeiro, o interior do templo vai iluminar-se com o regresso do ciclo de concertos imersivos “Spiritus Natalis”, uma iniciativa conjunta do ateliê criativo OCUBO e da Irmandade dos Clérigos que revisita alguns dos maiores clássicos de Natal de uma forma inovadora, unindo passado e futuro numa experiência que toca todos os sentidos.

Após o sucesso da primeira edição, o ciclo passa a integrar a programação festiva da cidade para trazer música, arte e luz em movimento. Ao longo de várias noites, o público é convidado a viver uma viagem sensorial através de interpretações únicas de temas como “Adeste Fidelis”, “The First Noel” e “Noite Feliz”, acompanhadas por envolventes projeções de video mapping alusivas à quadra nas paredes, na cúpula e no altar da igreja. Nesta edição, à inconfundível voz da soprano Fabiana Magalhães, acompanhada por Rogério Monteiro no violino e Rui Soares no histórico órgão de tubos da igreja, junta-se a interpretação do tenor Vítor Sousa, elemento do Coro Casa da Música e do agrupamento vocal Capella Duriensis.

Mais do que um concerto, “Spiritus Natalis” propõe uma celebração coletiva, onde a história e a arquitetura dos Clérigos ganham nova vida através da luz, do som e da tecnologia, criando um ambiente de contemplação que pretende marcar a quadra natalícia portuense e reescrever a forma como os visitantes nacionais e internacionais se relacionam com o património cultural da cidade.

Segundo Edoardo Canessa, Produtor Executivo do ateliê OCUBO, “Spiritus Natalis é a expressão do que mais procuramos nesta época: um reencontro entre arte, encontro e emoção. Queremos que cada visitante se sinta envolvido pela força da luz e da música, transformando a Igreja dos Clérigos num lugar de inspiração e partilha. Este é um espetáculo pensado para unir gerações e despertar o verdadeiro espírito do Natal, que aspiramos que se assuma como um novo, e inovador, marco festivo da cidade.”

De acordo com António Tavares, Diretor Executivo da Irmandade dos Clérigos, “na época natalícia sentimos o compromisso de oferecer ao Porto um Natal à altura da sua alma. Transformamos e embelezamos este ícone numa experiência total de luz, música e contemplação. Reforçamos uma tradição que a cidade já reconhece e apresentamos vários programas para todas as idades, honrando o nosso património e abrindo as portas a quem procura beleza, recolhimento e encontro. Famílias, vizinhos e visitantes, nacionais e internacionais, têm nos nossos concertos imersivos a oportunidade de viver uma experiência única e memorável. Deixo o apelo para se juntarem e visitarem este património.”

O ciclo “Spiritus Natalis”, nascido a partir do universo de Spiritus, o multipremiado primeiro espetáculo imersivo da Igreja dos Clérigos, estará disponível exclusivamente nos dias 4, 11, 18, 26 e 27 de dezembro, e no dia 2 de janeiro. Os bilhetes, recomendados para maiores de 12 anos, podem ser adquiridos em www.spiritusporto.com e www.portugalagenda.com, ou na bilheteira local.