Atualidade

Helena Ramos guardou “o seu sofrimento em absoluto sigilo”

Helena Ramos morreu esta quinta-feira, dia 1 de novembro aos 64 anos, vítima de cancro diagnosticado em 2013.

O velório decorrerá hoje na Igreja da Luz, em Lisboa a partir das 17h30. O funeral será amanhã, em Sever de Vouga, terra natal da apresentadora da RTP.

Durou cinco anos esse ocultar da verdade, da duríssima realidade, porque para a Helena, o seu sofrimento e dor, eram só seus”, conta Júlio Isidro, dando a conhecer que apesar da surpresa geral do falecimento de Helena Ramos, ela já lutava contra a doença há alguns anos.

Neste tempo em que nos devassamos e deixamos devassar, ela foi estoica e resistente ao pasto onde se alimentam as hipocrisias da “coitadinha’”, continuou o apresentador, que tal como todos – apesar de ambos trabalharem na RTP Memória – foi apanhado se surpresa com a triste notícia da sua morte.

Na foto, a passagem de ano 2016/17 no canal que ajudou a fundar, a Helena sorri de sorriso aberto e franco como sempre fez, mesmo quando a franqueza lhe custava o preço da frontalidade. Foto Júlio Isidro

Helena Ramos nasceu a 28 de julho de 1954 em Vale de Cambra, Aveiro. Foi para Lisboa em 1972 para frequentar a universidade. Tirou duas licenciaturas, uma pós-graduação e um MBA em direção empresarial. Quando terminou os estudos, iniciou a sua carreira profissional como professora universitária. Após essa experiência deu início a uma carreira televisiva.

Em 1978, concorreu a um concurso na RTP e acabou por ser contratada como locutora de continuidade. Apresentou vários programas como o talk show ‘Jogo de Damas’ em 1993, ‘Canal Aberto’ em 1996, ‘Boa Tarde’ em 2000 e ‘Os Vencedores’, em 2002.

Foi também pivot em vários programas ao longo dos anos dedicados ao Carnaval, Marchas Populares, Natal dos Hospitais e Festival da Canção. Fez parte da comissão instaladora do canal RTP Memória, onde apresentou os programas e apresentou os programas ‘Cartaz de Memórias’, ‘Há Conversa’ e ‘Tributo’.

Foi ainda narradora de vários documentários da RTP, e participou como atriz em programas de Filipe La Féria na década de 1990.

Era a diretora da revista BIGGERMagazine.