Atualidade

Morreu Irina Fernandes de “Amor Cura”

Morreu Irina Fernandes, que descobriu que tinha cancro da mama grau IV, com metástases no pulmão, em março de 2020. Lutou contra a doença e protagonizou  a reportagem ‘Amor Cura’.

Aquilo que para muitos poderia ser uma sentença de morte, para aquela mulher era a certeza de que iria vencer a dura batalha. Tinha 38 anos.

O anúncio foi feito esta madrugada nas redes sociais com uma publicação assinada por Rui, companheiro de Irina, que faleceu após mais de dois anos a lutar contra um cancro incurável. Deixa um filho pré-adolescente, Santiago.

A Irina partiu. Fico eu, tu, ele, nós, vós, eles para contar o que vimos“.

E o que vimos foi um substantivo e um verbo. Que juntos fazem mais que uma frase. Fazem uma lei universal. Amor cura. O que eu vi foi uma pessoa curar-se e aos outros com amor. Foi o que eu vi. Ela curou-se. Curou-se mesmo. E seguiu para outro plano curada. Sem mágoa, sem cicatrizes, sem dor. Ela sabia. Tinha razão. Amor cura”, escreveu Rui, pai do filho de ambos, Santiago“.

Irina tinha sido operada a dois tumores metastáticos no cérebro em junho, uma cirurgia que durou sete horas e cujo processo de preparação e recuperação foi partilhado pela própria na sua página Cancer I Love You. Esta página foi criada pouco depois de ter recebido o diagnóstico em plena pandemia.

A série de reportagens ‘Amor Cura’, transmitida pela TVI, acompanhou Irina durante dois meses, numa altura em que já tinha abandonado os tratamentos convencionais e optado por terapêuticas alternativas, que começou a seguir em agosto do ano passado.