Atualidade

Antigo guarda-redes recorda com a sua mulher o filho, um ano após a sua morte

A vida de Santiago Cañizares deu uma grande reviravolta, quando em 2018 sofreu um duro golpe com a morte do filho de 5 anos.

Santiago Cañizares e a sua mulher, Mayte García, foram os primeiros convidados do programa espanhol “Mujeres al Power”, dedicado a mulheres que viveram histórias de superação. Mayte García, acompanhada pelo marido, o ídolo do Valencia, falou da dificuldade que teve em viver quando o seu filho Santi foi diagnosticado com um tumor cerebral que não conseguiu ultrapassar. O mês de março marca o primeiro ano da sua morte.

Mayte lembrou os últimos dias de vida do filho e deu uma lição de vida ao falar o que aprendeu depois da doença de Santi e como descobriram que a criança estava doente.

Ligaram-me porque o estavam a levar para a sala de cirurgia. Ele teve dois derrames cerebrais. Disseram-nos que ele estava a morrer. Entrei em choque“. Os médicos salvaram a sua vida, mas durante a cirurgia encontraram um tumor no cérebro, que se espalhou para o resto da cabeça e da medula espinhal.

A partir desse momento, o casal começou uma luta diária para salvar a vida do menino. Apesar de confessarem que estavam totalmente aterrorizados, Santi nunca os viu tristes: “Ele nunca viu ninguém chorar. Tudo era felicidade e riso, e estávamos sempre esperançosos de que ele fosse em frente”.

Mas depois de meses de tratamento e quando parecia que ele estava a recuperar, outro duro golpe derrubou a família. Os médicos explicaram que o cancro se estava a reproduzir por todo o corpo e que não havia nada a fazer. “Eu só pedia a Deus para deixar esse sofrimento para mim”.

Vês tanto sofrimento no teu filho que não queres que ele sofra mais, mas ao mesmo tempo não queres dizer adeus porque sabes que nunca mais o verás na tua vida”, confessou a mãe de Santi.

E por mais que fosse difícil, no final acabou por aceitar a perda e falou com o filho pela última vez: “Santi, procura a luz. A mamã está pronta. Eu quero que vás com calma“.

Depois da doença e morte de Santi, Mayte García ficou com algumas lições de vida. Considera-se uma sortuda. Foi por causa do seu filho entendeu a essência da vida e nunca será grata o suficiente: “Eu sinto que ele me escolheu como mãe e eu não poderia falhar com ele. Ainda hoje não posso me permitir ficar triste um dia, porque se ele nunca esteve, como posso perder o sorriso que ele me ensinou a manter mesmo nos piores momentos?

Cañizares acredita que a fatalidade serviu para unir ainda mais os familiares. “Deixou-nos mais juntos. Sempre temi de que seria a minha vida sem o futebol. Sabemos que ele está muito bem, melhor do que nós. É isso o que importa“, disse no programa de televisão.

Ele era um menino que qualquer mãe gostaria de ter. Era um anjo, sempre sorridente. O pior momento foi quando disseram que o meu filho tinha um tumor cerebral. A sua última palavra foi ‘mamã’”, contou a mulher do ex-futebolista. “O pior momento foi contar para as irmãs. Tivemos que inventar uma história para contar o que aconteceu porque elas eram muito pequenas. Dissemos-lhes que eram bichinhos que entravam no corpo e que Santi estava a lutar para os matar” acrescentou.

Santi, que lutou um ano e meio contra a terrível doença, era um dos três filhos de Cañizares com a sua segunda mulher Mayte García.

Foto: Capa – Reprodução Mediaset