Saúde & bem-estar

Saiba o que deve fazer para acabar com o vício do telemóvel

Com a evolução tecnológica tornou-se impensável viver sem telemóvel. Se em tempos serviam praticamente apenas para fazer chamadas e enviar mensagens, hoje em dia é através dos telemóveis que vamos à internet, lemos as notícias, fazemos contas, acordamos, entre muitas outras funcionalidades, outrora impensáveis.

Também as redes sociais influenciam bastante a nossa relação com os telemóveis e fazem com que a tendência seja que passemos cada vez mais tempo “agarrados” aos ecrãs. Contudo, tudo o que é em excesso acarreta danos e o uso daquele que se tornou um apêndice da mão não é diferente.

Se já reparou que pega no telemóvel vezes a mais ou o usa durante demasiadas horas por dia, provavelmente tornou-se um vício. O receio de não poder aceder ao dispositivo até já tem um nome: nomofobia, que deriva do inglês “no mobile phone phobia”, isto é o “medo causado pela possibilidade de ficar sem contacto através do telemóvel”. Para colmatar o problema, os mais radicais optam pelo detox, que impede a utilização de smartphones durante determinado período temporal, mas o melhor é limitar o seu uso, em vez de acabar com ele.

Temos as dicas certas para si. Percorra a galeria para saber quais são.